MULTIVIX 2018

Idosos internados com diagnóstico de desnutrição, processo inflamatório grave, insuficiência renal e hepática apresentam estreita relação com hipoalbuminemia. Esta condição concorre para um prognóstico desfavorável com período de internação hospitalar prolongada e maior risco de complicações clínicas. Em adição, idosos com hipoproteinemia podem não ser responsivos a medicação e podem apresentar alterações no efeito farmacológico quando se administra medicamentos com afinidade a proteínas plasmáticas.

A relevância da afirmação recai sobre o uso de medicamentos como a principal ferramenta terapêutica em ambiente nosocomial, sobretudo na população idosa, que utiliza de 8 a 15 fármacos diferentes. Cabe ressaltar que boa parte dos fármacos apresenta afinidade pelas proteínas séricas e que apenas a fração livre é responsável pelos efeitos farmacológicos. Assim, fármacos ácidos ligam-se à albumina e os básicos à α1-glicoproteína ácida. Portanto, a presença de hipoalbuminemia em idosos pode induzir ao aumento na fração livre dos fármacos que se ligam à albumina induzindo a uma maior toxicidade

(SALGADO, F.X.C, 2010).

Da mesma forma que os fármacos se ligam as proteínas plasmáticas para serem distribuídos, para que eles atuem em seus receptores/alvos é necessário que ocorra interações intermoleculares. Um exemplo é o caso abaixo do saquinavir (Um antirretroviral que atua inibindo a protease do HIV-I).

Abaixo aminoácidos presentes na enzima protease de HIV-I inibida pelo saquinavir

Abaixo a interação do saquinavir com algumas regiões dos aminoácidos que compõem o sítio ativo da protease de HIV-I (FRAGA, 2001 modificado)

Após análise dos aminoácidos que compõe o sítio ativo da protease de HIV-I, da figura que representa a interação do saquinavir ao seu sítio ativo e das linhas tracejadas que demonstram a interação para este medicamento ao seu alvo, assinale a afirmativa que melhor explica a força intermolecular existente entre o fármaco e a protease de HIV-I:

a

A principal força intermolecular entre o saquinavir e enzima alvo é a força dipolo induzido-dipolo induzido, uma vez que esse fármaco tem natureza apolar, e este tipo de força acontece entre moléculas apolares. 

b

A ponte de hidrogênio está presente predominantemente na interação do saquinavir com a enzima alvo, considerando que ocorre mais comumente em moléculas que apresentam átomos de hidrogênio ligado ao Flúor, Oxigênio e Nitrogênio. 

c

É possível afirmar que ocorre ligações iônicas entre o fármaco e a enzima alvo considerando a interação existente entre metais e ametais.

d

As forças de Van de Waals estão predominantes nas linhas tracejadas, devido ao dipolo instantâneo formado nos oxigênios do saquinavir quando este se liga ao sítio ativo da enzima. 

e

O saquinavir se une aos aminoácidos do sítio ativo da protease de HIV-I por meio de ligações covalentes.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Débora Adelina
O que mais gostei foi a forma como a plataforma seleciona matérias em que tenho mais dificuldade, ajudando a focar no que realmente preciso de atenção. Ainda não consegui minha aprovação, mas contarei com a AIO por mais um ano pois a plataforma me aproximou desse objetivo tornando meus estudos mais direcionados!
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar