Identifique os processos biológicos abaixo.
I. É uma via metabólica para a síntese de carboidratos presente em certas espécies de plantas, especialmente plantas suculentas, sendo uma adaptação a condições áridas, onde os vegetais ficam expostos a uma grande luminosidade e estresse hídrico. Essas plantas possuem a capacidade de abrirem seus estômatos à noite e fechá-los durante o dia, reduzindo significativamente a perda excessiva de água e CO2. Em épocas de estiagem, algumas dessas plantas são capazes de manter seus estômatos fechados durante todos os períodos do dia.
II. O eucalipto, árvore originária da Austrália, é um ótimo exemplo de restrição germinatória. Suas folhas contêm substâncias que impedem ou reduzem a germinação de sementes de algumas espécies de plantas. Muitas pesquisas demonstram que os elementos químicos produzidos pelo eucalipto podem prejudicar o cultivo de algumas hortaliças.
III. O fenômeno Maré Vermelha é provocado pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas, principalmente as dinoflageladas Gonyaulax catenella.
IV. Uma célula normal pode sofrer alterações no DNA dos genes. É o que chamamos mutação genética. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsáveis pela cancerização das células normais. Essas células diferentes são denominadas cancerosas.
Portanto, I, II, III e IV se referem, respectivamente, à(ao):
Hipótese da enzima fosforilase, antibiose, competição intraespecífica e tumor maligno;
Metabolismo ácido das crassuláceas, alelopatia, antibiose e neoplasia maligna;
Transporte ativo de potássio, amensalismo, antibiose e tumor benigno;
Metabolismo ácido das euforbiáceas, competição intraespecífica, sinfilia e neoplasia benigna;
Metabolismo ácido das crassuláceas, sinfilia, esclavagismo e neoplasia maligna.