UFG 2011/1

I

No meio das tabas de amenos verdores,

Cercado de troncos – cobertos de flores,

Alteiam-se os tetos d'altiva nação;

São muitos seus filhos, nos ânimos fortes,

Temíveis na guerra, que em densas coortes

Assombram das matas a imensa extensão.

 

São rudos, severos, sedentos de glória,

Já prélios incitam, já cantam vitória,

Já meigos atendem à voz do cantor:

São todos Timbiras, guerreiros valentes!

Seu nome lá voa na boca das gentes,

Condão de prodígios, de glória e terror!

 

As tribos vizinhas, sem forças, sem brio,

As armas quebrando, lançando-as ao rio,

O incenso aspiraram dos seus maracás:

Medrosos das guerras que os fortes acendem,

Custosos tributos ignavos lá rendem,

Aos duros guerreiros sujeitos na paz.

 

No centro da taba se estende um terreiro,

Onde ora se aduna o concílio guerreiro

Da tribo senhora, das tribos servis:

Os velhos sentados praticam d'outrora,

E os moços inquietos, que a festa enamora,

Derramam-se em torno dum índio infeliz.

DIAS, Gonçalves. I-Juca Pirama. In: I-Juca Pirama seguido de Os Timbiras. Porto Alegre: L&PM Pocket, 1997. p. 11.

 

verão

 

águas

que se movem

como pêndulos

cegos

 

ninguém no píer

na quase-ilha

 

península

la presqu'île

 

Sol a pino

mar

que molda rochedos

e despeja

sargaços na praia

 

e

deixa em todos os portos

um pouco

dos meus degredos

PEREIRA, Luís Araujo. Minigrafias. Goiânia: Cânone, 2009. p. 39.

Ao contrário do fragmento de I-Juca Pirama, constatam-se no poema verão:

a

ausência de recursos gramaticais de pontuação gráfica, emprego de linguagem coloquial e versos minimalistas.

b

imagens de apresentação do ambiente, relação de causa e consequência ao longo da descrição e versificação concisa.

c

ausência de rima entre os versos, descrição do espaço sem povoamento e apresentação coesa do ambiente.

d

versos breves, economia de adjetivação na descrição e interioridade do eu poético afetada pela apresentação do ambiente.

e

versos como partículas de frases, variação de terceira à primeira pessoa do singular e distanciamento do eu poético.

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D
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