I Minorias são grupos marginalizados dentro de uma sociedade devido aos aspectos econômicos, sociais, culturais, físicos ou religiosos. [...] o termo não deve ser associado a grupos em menor número em uma sociedade, mas, sim, ao controle de um grupo majoritário sobre os demais, independente da quantidade numérica.
Felipe Araújo
Fonte: http://www.infoescola.com/sociedade/minorias/
II Em meio a tantos movimentos pró-minorias, faz sentido grupos dominantes que já têm tudo a seu favor insistirem em querer lutar por algo que já possuem? Com todas as reivindicações pedindo defesa dos direitos humanos que vêm acontecendo, em que grupos oprimidos se engajam numa luta por igualdade, e que tentam alcançá-la principalmente mostrando tal característica que a sociedade tenta reprimir – como identidade sexual e cor – com orgulho, deu-se origem a movimentos contrários como “Orgulho de ser hétero” e “Orgulho de ser branco”.
Mas ora, por que alguém cuja identidade sexual já é predominante na sociedade precisaria ter orgulho disso? Ou por que alguém que possui a pele branca precisaria reafirmar seus direitos se vivemos num mundo em que os brancos constituem a maior porcentagem entre os mais ricos, não sofrem discriminação racial, têm mais oportunidades de boa educação – e, logo, de emprego –, correm menos risco de vida e são maioria na mídia – que os mostra como o padrão de beleza ideal – enquanto os negros constituem a maior parte dos que vivem com até R$ 70,00 por mês? Christiany Yamada
Fonte: http://lounge.obviousmag.org/fear_and_loathing_on_obvious/2014/02/por-que-nao-faz-sentido-ter-orgulhode-
ser-hetero.html#ixzz3BiwHTAGq
III No Brasil, é maioria, salvo melhor juízo, a população de origem negra. Daí que, quando se fala em preconceito, vem logo a nossa cabeça o de cor, de raça. Excetuando-se alguns casos, brasileiramente, não temos preconceito contra os índios: eles são apenas nossos adversários. Há preconceito contra os amarelos (chineses e japoneses)? Não sei. São questões a ser debatidas na sociedade, com clareza, sem emocionalismo nem subjetividade. Que a nossa sociedade é plural, com certeza, sim. Somos uma democracia racial.
Francisco Miguel de Moura
Fonte: http://cirandinhapiaui.blogspot.com.br/2011/08/minorias-o-que-sao.html
Assinale a alternativa CORRETA.
O conceito de minoria apresentado no texto I não tem relação com representação numérica de dado grupo social, do que se infere que o conceito contrário correspondente – maioria –, quando aplicado à representação de grupos socais, também não se refere a grupo numericamente majoritário.
Os três textos apresentam uniformidade com referência ao conceito de minoria e/ou maioria, quando relacionado a grupos sociais (de etnia, gênero etc.).
O autor do texto III acredita que a manifestação de preconceitos com relação aos índios é semelhante à que ocorre com relação aos negros.
A autora do texto II considera grupos minoritários os constituídos por brancos e heterossexuais.
Infere-se, pelo teor do texto II, que a autora é a favor da proibição de qualquer manifestação de orgulho de grupos majoritários.