I.
“É uma revolta?” “Não, Majestade, é uma revolução.” (diálogo entre o rei Luis XVI e o duque de Liancourt, após a queda da Bastilha).
II.
“A burguesia e o povo fizeram a revolução: somente sua união pode defendê-la.” (J. Pétion, prefeito de Paris, 1792).
III.
“É pela violência que se deve estabelecer a liberdade, e este momento exige a organização do despotismo da liberdade”. (Marat, defendendo a criação do Comitê da Salvação Pública, 1793). (AS GRANDES... 2019).
A partir da análise das citações e dos conhecimentos sobre a Revolução Francesa no século XVIII, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) A revolução, entre outras, pretendeu uma mudança profunda nas relações políticas e socioeconômicas.
( ) As ideias iluministas forneceram o fundo ideológico para canalizar as insatisfações do Terceiro Estado, na França pré-revolucionária.
( ) A união defendida na citação II foi consolidada durante o período do Diretório, quando a burguesia e o proletariado urbano se juntaram para formar um governo participativo, de base republicana.
( ) Um dos objetivos alcançados pela Revolução Francesa foi a instituição do sufrágio universal que garantiu o direito de voto a todos os franceses, sem distinção de gênero, naturalidade ou instrução.
( ) A citação III se enquadra no período do Terror, controlado pelos jacobinos, e a fase mais radical e violenta da Revolução.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
V V F F V
F V F V F
F V V F F
F F V V V
V F V V F