UEFS Caderno 1 2013/1

I.

    Bem! Vê lá! Isso já me vai cheirando mal!... Ora dizes uma coisa; ora dizes outra!... O mês passado respondeste-me na varanda: “Pode ser” e agora, às duas por três, dizes que não! 

Sabes que só quero a tua felicidade... Não te contrario... Mas tu também não deves abusar!... 

    — Mas, gentes, o que foi que eu fiz?...

    — Não estou dizendo que fizeste alguma coisa!...Só te aviso que prestes toda a atenção na tua escolha de noivo!...Nem quero imaginar que serias capaz de escolher uma pessoa indigna de ti!... 

    — Mas, como, papai?... Fale claro!

    — Isto vai a quem toca! Não sei se me entendes!...

    — Ora, seu Manuel! – exclamou Maria Bárbara, levantando-se e pousando no chão o enorme cachimbo de taquari do Pará. 

    — Você às vezes tem lembranças que parecem esquecimento! Pois então, uma menina, que eu eduquei, ia olhar... — e gritou com mais força – para quem, seu Manuel!? 

    — Bem, bem...

    — Vejam se não é mesmo vontade de provocar uma criatura!... 

    — Bem, bem! Eu não digo isto para ofender!.... — desculpou-se o negociante. — é que temos cá um rapaz bemaparecido que... 

    — Um cabra, berrou a sogra. — E era muito bem-feito que acontecesse qualquer coisa, para você ter mais cuidado no futuro com as suas hospedagens. Também só nessa cabeça entrava a maluqueira de andar metendo em casa crioulos cheios de fumaças! Hoje todos eles são assim! Súcia de apistolados! 

AZEVEDO, Aluísio. O mulato. São Paulo: Martin Claret, 2006. p. 107.

 

II.

    Então porque um sem-vergonha desordeiro se arrelia, bota-se um cabra na cadeia, dá-se pancada nele? Sabia perfeitamente que era assim, acostumara-se a todas as violências, a todas as injustiças. E aos conhecidos que dormiam no tronco e aguentavam cipó de boi oferecia consolações: 

    — “Tenha paciência. Apanhar do governo não é desfeita.” 

RAMOS, Graciliano. Cadeia. Vidas secas. 54. ed. São Paulo: Record, 1985. p. 33. 

O texto I exemplifica uma literatura voltada para

a

o desnudamento das relações sociais movidas por interesse.

b

o registro satírico dos costumes de uma época.

c

a apreensão crítica do conflito de gerações.

d

a defesa da mentalidade patriarcal.

e

a denúncia do preconceito racial.

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Resposta
E

Resolução

O trecho apresentado do romance O mulato, de Aluísio Azevedo, revela um diálogo onde estão presentes preconceitos raciais e sociais, típicos importantes abordados pelo Naturalismo brasileiro. A obra retrata a realidade social do Maranhão no final do século XIX, destacando as tensões raciais e a hipocrisia das elites locais. A personagem Maria Bárbara reage com indignação à sugestão de que uma moça educada por ela poderia se interessar por um 'crioulo cheio de fumaças', o que evidencia a denúncia do preconceito racial na sociedade da época.

Dicas

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Identifique no texto elementos que revelem críticas sociais, especialmente aquelas relacionadas a questões raciais.

Pense sobre o contexto histórico do Naturalismo e o tipo de denúncia social que os autores dessa época buscavam fazer em suas obras.

Atente-se para o modo como os personagens se referem uns aos outros e as implicações sociais dessas referências.

Erros Comuns

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Confundir a crítica social com uma simples descrição de costumes ou conflitos familiares.

Ignorar o contexto histórico literário do Naturalismo e suas características.

Escolher uma opção que parece correta superficialmente, sem uma análise mais profunda do texto.

Revisão

O Naturalismo foi um movimento literário que se desenvolveu no final do século XIX, e buscou retratar a realidade de maneira objetiva e científica. No Brasil, destacou-se pela crítica social e pela denúncia de problemas como o preconceito racial e as desigualdades sociais. Aluísio Azevedo, com sua obra O mulato, é um dos principais representantes desse movimento no país.

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