UNEB 2014/1

I.

Antes que o país se abrisse, no fim dos anos 70 [século XX], o sistema de ciência e tecnologia da China empregava um modelo soviético: instituições especializadas conduziam a pesquisa e as universidades, com foco mais restrito, se encarregavam da educação e do treinamento. Esse modelo fracassou porque a pesquisa era separada do ensino, o trabalho interdisciplinar era impossível, os recursos eram escassos e os rígidos controles políticos e a ideologia dominavam. A revolução cultural de 1966 a 1976 fechou todo o ensino superior por uma década e destruiu muito do que havia sido construído anteriormente. Nos anos 90, a China expandiu e reestruturou o ensino superior de forma a atender suas ambições econômicas. (ALTBACH; WANG. 2012. p. 44-45).

II.

 

Quem acha que o Brasil de hoje é um país  pobre — e é mesmo — pode ter uma certeza com teor de verdade 100%: o Brasil de quarenta anos atrás era várias vezes pior. Por pior que fosse, porém, era melhor que a China no quesito pobreza. (SILÊNCIO..., 2013. p. 148).


As mudanças ocorridas na China se inserem em um contexto mais amplo de transformações ocorridas nas relações geopolíticas internacionais, a partir da segunda metade do século XX, a exemplo

a

do processo de descolonização afro-asiática, apoiado militarmente pelos Estados Unidos, que resultou o rompimento estadunidense com a Europa e a formação do bloco dos não alinhados, liderados pela França e pela Inglaterra.

b

da política de neutralidade chinesa, no processo da Segunda Guerra Mundial, visto que esse conflito ficou confinado à disputa entre os regimes capitalistas ocidentais e o modelo autoritário socialista soviético.

c

da deflagração da Revolução Cultural Chinesa, que democratizou o Partido Comunista chinês, abrindocaminho para a abertura econômica e a atração do capital estrangeiro, proporcionando o rápido crescimento econômico.

d

da Coexistência Pacífica, implantada pela Guerra Fria, que provocou o rompimento da China com a União Soviética e no apoio da China aos guerrilheiros talibãs contrários à invasão militar soviética no Afeganistão.

e

da crise do socialismo real, na União Soviética, para qual contribuíram a Perestroika — reestruturação econômica —, e a Glasnost — transparência política.

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E
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