Hormônios são mediadores bioquímicos, produzidos pelos seres vivos, reguladores da ação dos tecidos e órgãos, adequando-os aos diversos estímulos recebidos do meio e do próprio corpo.
Observe o esquema abaixo sobre uma destas relações, em que uma glândula 1 libera o hormônio A e uma outra glândula 2 libera o hormônio B:
tarefas nas duas vias, observadas acima:
Uma pessoa após a alimentação, irá desencadear uma hipercalcemia no plasma, pela absorção deste íon a partir do intestino, estimulando a glândula 1, a paratireoide, que libera calcitonina, indicado por A.
Uma pessoa que esteja realizando exercícios deverá estimular a glândula 2, a tireoide, que libera o paratormônio indicado por B, que retira cálcio dos ossos, aumentando a concentração deste íon no plasma.
Uma pessoa que acaba de comer estimula a glândula 1, a tiroide, a liberar o hormônio tiroxina indicado por A, devido a alta concentração de cálcio no plasma, depositando este íon nos ossos.
Uma pessoa ao realizar exercícios, estimula a glândula 1, as paratireoides que passam a liberar o hormônio paratormônio, indicado por A, que inibe a absorção de cálcio pelos rins e pelo intestino.
Uma pessoa ao realizar exercícios físicos necessita de uma maior concentração de cálcio para contração, estimulando a glândula 2, a paratireoide que passa a liberar o hormônio paratormônio, indicado por B.