Universidade de São Paulo 2022

Homem de 70 anos é portador de esôfago de Barrett com adenocarcinoma esofágico submucoso (T1b) com características de baixo risco (invasão < 500 mm na submucosa [sm1], bem diferenciado e sem invasão linfática). Imagens apresentadas.

Assinale a alternativa correta.

a

A terapia de ablação da mucosa somente deve ser realizada na presença de esôfago de Barrett com nódulo, sem sinais de inflamação e na ausência de anormalidades visíveis.

b

Em pacientes com esôfago de Barrett com displasia de baixo grau confirmada, um exame de endoscopia de luz branca com alta definição deve ser realizado dentro de 12 meses, para descartar a presença de uma lesão visível, que deve levar à ressecção endoscópica.

c

O tratamento endoscópico do esôfago de Barrett é uma alternativa razoável à esofagectomia em pacientes com adenocarcinoma esofágico submucoso (T1b)

d

A terapêutica endoscópica do esôfago de Barrett é o tratamento preferido para pacientes BE sem displasia.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar