HIPERTEXTUALIDADE
O papel do hipertexto é exatamente o de reunir, não apenas os textos, mas também as redes de associações, anotações e comentários às quais eles são vinculados pelas pessoas. Ao mesmo tempo, a construção do senso comum encontra-se exposta e como que materializada: a elaboração coletiva de um hipertexto.
Trabalhar, viver, conversar fraternalmente com outros seres, cruzar um pouco por sua história, isto significa, entre outras coisas, construir uma bagagem de referências e associações comuns, uma rede hipertextual unificada, um texto compartilhado, capaz de diminuir os riscos de incompreensão.
LEVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1992 (adaptado).
O texto evidencia uma relação entre o hipertexto e a sociedade em que essa tecnologia se insere. Constata-se que, nessa relação, há uma
estratégia para manutenção do senso comum.
prioridade em sanar a incompreensão.
necessidade de publicidade das informações.
forma de construção colaborativa de conhecimento.
urgência em se estabelecer o diálogo entre pessoas.
A questão pede para identificar a relação entre o hipertexto e a sociedade, conforme descrita no texto de Pierre Lévy.
Hipertexto: É um formato de texto não linear que permite ao leitor navegar entre diferentes partes do documento ou entre documentos distintos através de links (hiperlinks). Diferente do texto tradicional (impresso), o hipertexto organiza a informação em rede, permitindo múltiplos caminhos de leitura.
Pierre Lévy e as Tecnologias da Inteligência: Lévy é um filósofo que estuda o impacto das tecnologias digitais na sociedade e no pensamento. Ele argumenta que ferramentas como o hipertexto não são meros instrumentos, mas reconfiguram nossa forma de pensar, conhecer e interagir. O conceito de "inteligência coletiva" é central em sua obra, referindo-se à capacidade de comunidades virtuais coordenarem suas inteligências e conhecimentos através da tecnologia, como na elaboração coletiva de um hipertexto.
Construção Social do Conhecimento: Refere-se à ideia de que o conhecimento e o entendimento da realidade são moldados pelas interações sociais e pelo contexto cultural. O texto de Lévy aplica essa ideia ao ambiente digital, mostrando como o hipertexto facilita essa construção compartilhada.