ENEM 2014 segunda aplicação

HIPERTEXTUALIDADE

O papel do hipertexto é exatamente o de reunir, não apenas os textos, mas também as redes de associações, anotações e comentários às quais eles são vinculados pelas pessoas. Ao mesmo tempo, a construção do senso comum encontra-se exposta e como que materializada: a elaboração coletiva de um hipertexto.

Trabalhar, viver, conversar fraternalmente com outros seres, cruzar um pouco por sua história, isto significa, entre outras coisas, construir uma bagagem de referências e associações comuns, uma rede hipertextual unificada, um texto compartilhado, capaz de diminuir os riscos de incompreensão.

LEVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1992 (adaptado).

O texto evidencia uma relação entre o hipertexto e a sociedade em que essa tecnologia se insere. Constata-se que, nessa relação, há uma

a

estratégia para manutenção do senso comum.

b

prioridade em sanar a incompreensão.

c

necessidade de publicidade das informações.

d

forma de construção colaborativa de conhecimento.

e

urgência em se estabelecer o diálogo entre pessoas.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Tempo médio
1 min

Resolução

A questão pede para identificar a relação entre o hipertexto e a sociedade, conforme descrita no texto de Pierre Lévy.

  1. Leitura e Compreensão do Texto: O primeiro passo é ler atentamente o texto.
    • O primeiro parágrafo define hipertexto como algo que reúne textos e as redes de associações, anotações e comentários vinculados a eles pelas pessoas. Crucialmente, menciona que isso expõe e materializa a "construção do senso comum" através da "elaboração coletiva de um hipertexto".
    • O segundo parágrafo conecta a interação social ("Trabalhar, viver, conversar fraternalmente") à construção de "referências e associações comuns", formando uma "rede hipertextual unificada" ou "texto compartilhado". O objetivo disso é "diminuir os riscos de incompreensão".
  2. Análise do Enunciado: O enunciado pede para constatar o que há na relação entre hipertexto e sociedade, segundo o texto. Ou seja, qual é a característica principal dessa relação descrita por Lévy.
  3. Avaliação das Alternativas:
    • A (Incorreta): O texto fala em "construção" e "elaboração coletiva", o que implica um processo dinâmico, não apenas a "manutenção" do senso comum. O hipertexto expõe essa construção.
    • B (Incorreta): Embora diminuir a incompreensão seja um resultado positivo mencionado, o texto não o apresenta como a "prioridade" da relação, mas sim como uma consequência da construção do texto compartilhado.
    • C (Incorreta): O foco do texto é a construção compartilhada e a rede de associações, não uma "necessidade de publicidade" no sentido de tornar tudo público ou fazer propaganda.
    • D (Correta): Esta alternativa alinha-se perfeitamente com as ideias de "elaboração coletiva de um hipertexto", "construir uma bagagem de referências e associações comuns" e criar um "texto compartilhado". O hipertexto é apresentado como um meio para a construção colaborativa de conhecimento e entendimento mútuo.
    • E (Incorreta): O diálogo ("conversar") é mencionado como parte do processo social que constrói o texto compartilhado, mas o texto não enfatiza uma "urgência" nesse diálogo como característica definidora da relação hipertexto-sociedade.
  4. Conclusão: A análise do texto mostra que a principal característica da relação entre hipertexto e sociedade, segundo Lévy, é a sua capacidade de facilitar e materializar a construção colaborativa de conhecimento e referências comuns. Portanto, a alternativa D é a correta.

Dicas

expand_more
Identifique no texto as palavras que descrevem como o hipertexto é formado (quem participa? como?).
Preste atenção ao que o texto diz sobre o resultado da interação social mediada ou representada pelo hipertexto.
Compare o papel do hipertexto descrito com as ações expressas nos verbos de cada alternativa (manutenção, sanar, publicidade, construção, estabelecer).

Erros Comuns

expand_more
Interpretar "construção do senso comum" como "manutenção do senso comum" (levando à opção A).
Confundir um resultado positivo ("diminuir os riscos de incompreensão") com a função principal ou prioritária do hipertexto na sociedade (levando à opção B).
Não compreender a distinção entre construção colaborativa de conhecimento e simples publicidade ou divulgação de informações (levando à opção C).
Focar excessivamente no meio (diálogo) em vez do resultado (construção colaborativa) (levando à opção E).
Ter uma compreensão superficial do conceito de hipertexto e suas implicações sociais.
Revisão

Hipertexto: É um formato de texto não linear que permite ao leitor navegar entre diferentes partes do documento ou entre documentos distintos através de links (hiperlinks). Diferente do texto tradicional (impresso), o hipertexto organiza a informação em rede, permitindo múltiplos caminhos de leitura.

Pierre Lévy e as Tecnologias da Inteligência: Lévy é um filósofo que estuda o impacto das tecnologias digitais na sociedade e no pensamento. Ele argumenta que ferramentas como o hipertexto não são meros instrumentos, mas reconfiguram nossa forma de pensar, conhecer e interagir. O conceito de "inteligência coletiva" é central em sua obra, referindo-se à capacidade de comunidades virtuais coordenarem suas inteligências e conhecimentos através da tecnologia, como na elaboração coletiva de um hipertexto.

Construção Social do Conhecimento: Refere-se à ideia de que o conhecimento e o entendimento da realidade são moldados pelas interações sociais e pelo contexto cultural. O texto de Lévy aplica essa ideia ao ambiente digital, mostrando como o hipertexto facilita essa construção compartilhada.

31%
Taxa de acerto
4.3
Média de pontos TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar