Para muita gente, as grandes empresas multinacionais passaram a simbolizar o que há de errado na globalização; muitos diriam que elas são a principal causa de seus problemas. Essas companhias são mais ricas do que a maioria dos países em desenvolvimento. Essas empresas não são apenas ricas, mas também politicamente poderosas.
STIGLITZ, Joseph. Globalização: como dar certo. São Paulo
Segundo a caracterização das multinacionais presente no texto, o papel das transnacionais na economia mundial pode provocar
maiores disputas entres as próprias transnacionais, já que elas possuem muitas filiais espalhadas pelo mundo.
acordos entre os Estados e as multinacionais visando melhorias para as populações dos respectivos países onde estejam instaladas.
estabilidade econômica nas economias emergentes, pois parte das receitas das multinacionais ficam nos países onde estão atuando.
monopolização de setores da economia, pois as multinacionais podem chegar ao controle de grandes mercados nacionais e internacionais.
maior equilíbrio entre as empresas privadas e públicas, na média em que os dirigentes das transnacionais adquirem empresas estatais em processos de privatização.
Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.