Observe a imagem abaixo:
“Retrato de Luís XIV com trajes de coroação”, de Hyacinthe Rigaud, óleo sobre tela, 2,77 m x 1,94 m, 1701, Museu do Louvre, Paris.
A respeito da produção artística e sua relação com as esferas do poder na Idade Moderna, as alternativas abaixo estão corretas, exceto:
Os símbolos e elementos decorativos no quadro de Luís XIV foram inseridos para exaltar o poder e a soberania real e reforçar a legitimidade do monarca absoluto.
A relação entre o poder absolutista e o uso de meios, como imagens, crenças coletivas e individuais tem como objetivo a transmissão de valores sociais e políticos.
As lutas inerentes às mudanças no poder deixam de ser constatadas nas artes do período, que não traduziam a necessidade de legitimar as monarquias absolutistas.
A arte foi utilizada pelo poder laico para a educação dos homens ao longo da consolidação das monarquias absolutistas.
O quadro de Luís XIV é tido como a representação iconográfica do absolutismo de origem divina e o retrato que criou a imagem real arquetípica dos soberanos europeus.
Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.