UEFS Caderno 2 2016/1

Há uma década, um terço dos estudantes de uma universidade vinha de escolas públicas, e os demais, de escolas particulares. Desde então, o número de estudantes vindos de escolas públicas teve um aumento de 80%, enquanto os de particulares aumentaram 50%.

Hoje, os alunos de escolas públicas representam uma fração do total de alunos da universidade igual a

a

\(\frac{3}{8}\)

b

\(\frac{3}{7}\)

c

\(\frac{4}{9}\)

d

\(\frac{5}{9}\)

e

\(\frac{5}{8}\)

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Resposta
A
Tempo médio
4 min

Resolução

Seja o número inicial de estudantes da universidade igual a 3 unidades, de modo que:

  • 1 unidade (\(\tfrac13\)) seja de escolas públicas;
  • 2 unidades (\(\tfrac23\)) sejam de escolas particulares.

Passo 1 – Aplicar os aumentos

Alunos de escolas públicas: aumento de 80 %

\[\text{Públicos atuais}=1\times(1+0{,}80)=1\times1{,}8=1{,}8.\]

Alunos de escolas particulares: aumento de 50 %

\[\text{Particulares atuais}=2\times(1+0{,}50)=2\times1{,}5=3.\]

Passo 2 – Calcular o total atual e a fração procurada

Total atual de estudantes

\[T=1{,}8+3=4{,}8.\]

Fração correspondente aos alunos de escolas públicas

\[\frac{1{,}8}{4{,}8}=\frac{18}{48}=\frac{3}{8}.\]

Logo, hoje os estudantes oriundos de escolas públicas representam \(\tfrac{3}{8}\) do total.

Alternativa correta: A.

Dicas

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Trabalhe com números proporcionais convenientes em vez de valores reais.
Multiplique cada grupo pelo fator de aumento (1+taxa).
Forme a fração público/total e simplifique.

Erros Comuns

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Calcular o aumento sobre o total em vez de separadamente em cada grupo.
Confundir 80 % de aumento com passar a 80 % do total.
Não atualizar o total de alunos antes de montar a fração.
Não simplificar a fração final corretamente.
Revisão
  • Porcentagem de aumento: adicionar a porcentagem a 100 % multiplica a quantidade por \(1+\text{taxa}\).
  • Razões e frações: é possível trabalhar com números proporcionais em vez de valores absolutos.
  • Simplificação de frações: dividir numerador e denominador por um mesmo fator comum não altera o valor da fração.
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