Há pouco tempo, foi divulgado pela mídia um processo de bronzeamento feito em lajes de casas, nas quais as mulheres usavam apenas uma fita isolante para deixar a “marquinha na pele”. O processo chamou mais atenção quando a cantora Anita gravou um clipe com a tal fita adesiva. As pesquisas científicas têm mostrado o cuidado a ser tomado com um tipo de radiação sobre a pele.
Existem três faixas de radiação ultravioleta UVA, UVB e UVC. A primeira, de menor energia, penetra profundamente na pele, bronzeia, mas danifica as fibras colágenas e elásticas. A UVB é de intensidade energética intermediária e é a principal causa de câncer de pele. A UVC, de maior energia, felizmente é barrada pela camada de ozônio.
Considere os seus conhecimentos sobre o tecido epitelial para avaliar os seguintes itens:
I. A pele é constituída de diferentes tipos de tecidos, dentre os quais dois são básicos: o tecido epitelial e o tecido conjuntivo de consistência rígida e modelada.
II. As células da epiderme são repostas de forma contínua por mitose, a partir das células do estrato basal, e as novas células são, continuamente, empurradas para a superfície e passam a sintetizar queratina.
III. A exposição à luz solar desencadeia a síntese de melanina pelos melanócitos, e o pigmento se espalha pela pele e confere proteção relativa à ação danosa dos raios ultravioleta, provenientes do sol.
IV. A pele negra não tem necessidade de produzir melanócitos quando em contato com os raios ultravioletas, ao contrário dos indivíduos de pele albina que produzem uma quantidade elevada de melanócitos, devido à ativação enzimática.
V. Os melanócitos derivam da crista neural do embrião e invadem a pele durante a 12ª e 14ª semana de gestação. São células, grandes produtoras de melanina, que estão distribuídas na camada basal da epiderme ou na junção epiderme-derme.
VI. O protetor natural, a melanina, existe em quantidades diferentes para cada indivíduo, visto que se trata de um pigmento que confere cor à pele. Os melanócitos emitem prolongamentos em direção à superfície da epiderme que se insinuam entre as células epiteliais.
É correto apenas o que se afirma em
I, II e V.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
II, III, IV e VI.
II, III, V e VI.