Há exatamente oitenta e dois anos, Mahatma Gandhi, juntamente com 79 seguidores da desobediência civil, partiram em direção ao mar, em busca de sal, caminhando quase quatrocentos quilômetros de distância. Alguns dias mais tarde, ele tomou em suas mãos um punhado de sal, ato imitado pelos seus discípulos, infringindo assim a lei britânica de considerar crime a posse de sal não adquirido do monopólio governamental desse produto. Tal acontecimento ficou conhecido como A Marcha do Sal e foi muito significativo para o processo de emancipação política da Índia, pois:
I. O movimento de desobediência civil, pautado no princípio da ação não violenta, promoveu aos indianos a convicção de que poderiam concretizar a libertação do jugo estrangeiro que os oprimia.
II. A Marcha do Sal levou a um enfraquecimento da dominação britânica na Índia, brecha aproveitada pela Liga Muçulmana de Mohamed Ali Jinnah para proclamar a independência hindu.
III. O movimento de resistência não violenta de Gandhi não impediu a divisão da Índia independente em dois Estados soberanos: a União Indiana e o Afeganistão, este fundado pela minoria muçulmana e formado por dois territórios separados.
Assinale a alternativa correta:
Somente a afirmativa I está correta.
Somente a afirmativa II está correta.
Somente a afirmativa III está correta.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.