FAMERP 2017

      Há em Berlim uma casa que nunca fecha. Aquela noite

que não termina jamais pode de fato começar a qualquer

momento do dia, às sete da manhã ou ainda às dez. Lá todos

os tempos se estendem e noite e dia se transformam em

outra coisa. Naquela imensa boate que pretende expandir o

seu plano de existência, seu tempo infinito, sobre a vida e a

cidade, construída em uma antiga fábrica − uma antiga usina

de energia nazista −, todo tipo de figura da noite se encontra,

em uma festa fantástica alucinada que deseja não terminar

jamais.

      À luz da vida tecno1 avançada, as ideias tradicionais de

dia e de noite se revelam mais frágeis, bem mais insólitas do

que a vida cotidiana sob o regime da produção nos leva a

crer. Para alguns, o mundo do dia se tornará definitivamente

vazio e apenas a noite excitada e veloz vai concentrar em si

o valor do que é vivo.

      Naquela boate, como em muitas outras, tudo se encerra

apenas quando o efeito prolongado e sistemático da droga

se encerra. Como uma pausa para respirar, às vezes tendo

passado muitos dias entre uma jornada de diversão e sua

suspensão momentânea. Para muitos, apenas pelo tempo

mínimo da reposição das forças até a próxima jornada, extenuante,

sem fim, pela política imaginária da noite.

      E, ainda mais. Para outros tantos, o próprio efeito da droga

sob a pulsação infinita da música eletrônica, experiência

programática e enfeitiçada, não deveria se encerrar jamais:

estes estariam destinados ao projeto de dissolução na pulsação

sem eu da música tecno, seja a dissolução do espírito,

em uma infantilização sem fim para os embates materiais da

vida, seja a dissolução do corpo, ambos igualmente reais.

      De fato, após uma noite de vida tecno, é forte a experiência

radical de vazio que se torna o espírito do dia. A energia

foi imensamente gasta à noite. Foi devastada, tornando o dia

vazio de objeto, porém vivo. Vivo no vazio, muito bem articulado

à busca pelo excedente absoluto de mais tarde, à noite.

(A música do tempo infinito, 2012. Adaptado.)

1 tecno: estilo de música eletrônica.

Segundo o texto, o uso de drogas na boate

a

tem importância secundária, na medida em que as pessoas estão ali para viver a experiência proporcionada pela música.

b

funciona como uma espécie de medida do tempo: o fim do efeito da droga no organismo determina, para alguns, o encerramento da experiência na boate.

c

é uma expressão do que há de mais errado em nossa sociedade, assim como foi o nazismo, que ocupou em outra época as instalações da casa.

d

ultrapassa os limites do razoável e poderia ser regrado a fim de que as pessoas não perdessem as noções de tempo e os limites da própria subjetividade.

e

simboliza uma necessidade de nossa sociedade como um todo: é preciso falar de drogas sem hipocrisia.

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Resposta
B
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Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
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