Há certas partes das terras emersas do planeta que são quase vazios demográficos ou são quase desertos, como definiu o geógrafo Olivier Dollfus. Nessas áreas vivem aproximadamente 100 milhões de habitantes, o que é muito pouco frente à extensão dos seus territórios e frente ao montante da população mundial. Pensando sobre esses "desertos", esses "vazios demográficos", é correto dizer que
se está falando dos desertos quentes e áridos, como a região do Saara, na África, que somados a outros do mesmo tipo, constituem os vazios demográficos.
há várias situações que podem dificultar o povoamento e produzir os vazios, como áreas quentes e áridas, ou muito frias, ou muito montanhosas e altas, por exemplo.
esses vazios demográficos resultam de problemas históricos ligados ao processo de urbanização, o que gera uma péssima distribuição das populações nas terras emersas.
à exceção dos desertos quentes e áridos, não há áreas que o ser humano não possa habitar de maneira volumosa e, se algumas estão "vazias", as razões são sociais.