Gigante asiático, a Índia se destaca pela economia em ascensão, mas mantém uma parcela considerável da população em situação de miséria. O País está na vanguarda da globalização, mas, nas cidades, a população precisa comprar água ou cavar poços artesianos. O sistema de castas ainda é mantido. Se alguém nasce intocável, será difícil obter as mesmas chances de educação de outros indianos.
HILLER, Érico. O caminho de um país emergente. Horizonte Geográfico. São Paulo: Horizonte, a. 22, n.122, p. 73-77, abr. 2009. Adaptado.
As informações contidas no texto revelam que, no momento, um dos componentes do BRICS (bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)
enfrenta profundas contradições que opõem o progresso tecnológico a históricos desequilíbrios sociais relacionados à estratificação social baseada no preconceito e na exploração.
tem seu desenvolvimento científico limitado pela manutenção do sistema de castas que separa drasticamente os habitantes das cidades dos nascidos no campo.
apresenta, entre seus problemas sociais, a manutenção da escravidão da mulher, considerada, de acordo com o budismo, impura e incapaz de viver livremente em sociedade.
impõe uma política imperialista aos seus vizinhos asiáticos em razão de possuir arsenal atômico em condições de uso imediato.
preserva seus laços de dependência frente à Inglaterra, de quem recebe apoio tecnológico e financeiro para assegurar seus programas nucleares.