UFGD 2010

Funai deve retomar estudos sobre demarcação de terras indígenas em MS 

“A Fundação Nacional do Índio (Funai) deve retomar, em agosto, os estudos para a demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul. Preocupados, os agricultores estão se organizando para evitar a perda das propriedades. Cinco equipes farão as vistorias nas áreas rurais e aldeias no sul do estado. Os grupos são formados por antropólogos, ambientalistas e historiadores. Os produtores dos municípios envolvidos já começam a se mobilizar. Em uma reunião em Dourados, eles discutiram que medidas podem ser tomadas para que haja um acordo entre ruralistas, índios e Funai, para evitar conflitos”. 

Disponível em: http://www.noticias.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 30/10/2009. 

 

“De acordo com Egon Heck (Coordenador do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) do Mato Grosso do Sul) ‘Os estudos são fundamentais para que se possa solucionar, de uma vez por todas, a questão fundiária no MS. Portanto, como tal, eles são benéficos para todos os setores envolvidos, para todo o setor agrário do MS, sejam eles do agronegócio ou de qualquer outro interesse que seja estabelecido, pois a não definição das terras indígenas implica também a não definição de uma série de possibilidades de ações no campo’.” 

Disponível em: <http://www.ecodebate.com.br> Acesso em: 30/10/2009. 

A partir das informações obtidas nos textos e de uma base conceitual que leva em consideração a “terra mercadoria”, “terra para trabalho” e “terra sagrada”, nota-se que

a

os agricultores de Mato Grosso do Sul concebem a terra como mercadoria, ou seja, passível de compra e de venda, e entendem, também, como tal a produção agropecuária.

b

os indígenas concebem a terra apenas como lugar para descanso e lazer, pois a caça e a pesca são suas atividades primordiais em Mato Grosso do Sul.

c

os pequenos agricultores camponeses encontramse encurralados, pois concebem a terra como sagrada, por conta de que aí enterraram seus antepassados e somente sobrevivem praticando agricultura de subsistência, e concebem a terra para trabalho.

d

assim como ocorreu em Roraima, na Reserva Raposa Serra do Sol, não haverá resistência por parte dos fazendeiros em Mato Grosso do Sul, pois compreendem que os indígenas têm direito sobre a terra sagrada.

e

as reivindicações dos indígenas, da FUNAI e do CIMI já não fazem mais sentido, devido a terra já não ser mais importante para os indígenas que foram plenamente integrados à cultura não-índia, desenvolvem somente atividades assalariadas tipicamente urbanas em Mato Grosso do Sul e concebem a terra como mercadoria. 

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar