PUC-RS Verão 2012

Freios com sistema antibloqueio (ABS) são eficientes em frenagens bruscas porque evitam que as rodas sejam bloqueadas e que os pneus deslizem no pavimento. Essa eficiência decorre do fato de que a força de atrito que o pavimento exerce sobre as rodas é máxima quando

a

os pneus estão deslizando, porque o atrito cinético é maior que o estático máximo. 

b

os pneus estão na iminência de deslizar, porque o atrito estático máximo é maior que o cinético. 

c

o carro está parado, porque o atrito estático é sempre máximo nessa situação. 

d

a velocidade do carro é constante, porque o atrito cinético é constante. 

e

a velocidade do carro começa a diminuir, porque nessa situação o atrito cinético está aumentando.

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Resposta
B
Tempo médio
45 s

Resolução

O sistema ABS impede que a roda pare completamente durante uma frenagem brusca. Ao continuar girando — ainda que com velocidade angular bem menor — o pneu permanece na iminência de escorregar sobre o asfalto. Nesse ponto, o atrito entre pneu e pavimento continua sendo estático (pois não há deslizamento efetivo), mas atinge o valor máximo possível, denominado atrito estático máximo (fe,max). Esse valor supera a força de atrito que existiria se o pneu realmente deslizasse (atrito cinético, fc). Portanto, mantendo a roda “quase” travada, o ABS garante a maior força de frenagem possível e, de quebra, conserva a dirigibilidade, pois a roda não perde aderência lateral.

Logo, a força de atrito é máxima quando o pneu está prestes a deslizar, mas ainda não desliza — exatamente a alternativa B.

Dicas

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Lembre que existem dois coeficientes de atrito: estático (µ_e) e cinético (µ_c).
Qual deles é maior em superfícies comuns?
Em qual situação o atrito estático atinge seu valor máximo? Quando isso acontece no pneu durante a frenagem?

Erros Comuns

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Achar que o atrito cinético é sempre maior porque envolve movimento.
Confundir situação de carro parado com a de atrito máximo.
Interpretar que qualquer diminuição de velocidade implica atrito cinético crescente.
Revisão
  • Atrito estático (fe): atua quando não há deslizamento relativo entre as superfícies. Varia de zero até um valor máximo \(f_{e,\text{max}} = \mu_e N\).
  • Atrito cinético (fc): atua quando há deslizamento efetivo. Seu módulo é praticamente constante e dado por \(f_c = \mu_c N\), com \(\mu_c < \mu_e\).
  • Imminência de escorregamento: situação-limite em que o atrito estático atinge o valor máximo. É a condição que produz a maior força tangencial possível sem perda de aderência.
  • ABS: sistema que modula a pressão de frenagem para manter as rodas exatamente nessa região de atrito máximo.
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