Freios com sistema antibloqueio (ABS) são eficientes em frenagens bruscas porque evitam que as rodas sejam bloqueadas e que os pneus deslizem no pavimento. Essa eficiência decorre do fato de que a força de atrito que o pavimento exerce sobre as rodas é máxima quando
os pneus estão deslizando, porque o atrito cinético é maior que o estático máximo.
os pneus estão na iminência de deslizar, porque o atrito estático máximo é maior que o cinético.
o carro está parado, porque o atrito estático é sempre máximo nessa situação.
a velocidade do carro é constante, porque o atrito cinético é constante.
a velocidade do carro começa a diminuir, porque nessa situação o atrito cinético está aumentando.
O sistema ABS impede que a roda pare completamente durante uma frenagem brusca. Ao continuar girando — ainda que com velocidade angular bem menor — o pneu permanece na iminência de escorregar sobre o asfalto. Nesse ponto, o atrito entre pneu e pavimento continua sendo estático (pois não há deslizamento efetivo), mas atinge o valor máximo possível, denominado atrito estático máximo (fe,max). Esse valor supera a força de atrito que existiria se o pneu realmente deslizasse (atrito cinético, fc). Portanto, mantendo a roda “quase” travada, o ABS garante a maior força de frenagem possível e, de quebra, conserva a dirigibilidade, pois a roda não perde aderência lateral.
Logo, a força de atrito é máxima quando o pneu está prestes a deslizar, mas ainda não desliza — exatamente a alternativa B.