Instrução: As questões de números 01 a 15 referem-se ao texto abaixo.
01 ___ O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e à articulação permanente da
02 educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
03 Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para
04 elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como
05 projetos didáticos nas Escolas.
06 ___ O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de
07 ações de promoção, preven...ão e atenção ___ saúde, com vistas ao enfrentamento das
08 vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede
09 pública de ensino.
10 ___ O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e
11 profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes
12 da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
13 ___ As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a
14 área de abran...ência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o
15 exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da
16 educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc.).
17 ___ No PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre
18 a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento
19 destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do
20 escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.
21 ___ A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço
22 para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis ___ promoção da
23 saúde pelo viés de uma Educação Integral.
24 ___ Para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância compreender
25 a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno
26 desenvolvimento da comunidade escolar. Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde
27 da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos
28 e coletivos humanos.
29 ___ A Agenda de Educação e Saúde é uma estratégia fundamental de implementação das
30 ações compartilhadas nos territórios municipais. São escolhidos “recortes” do território
31 integrando escolas e unidades de saúde, a fim de gerar uma articulação das práticas. A Agenda
32 definirá as propostas comunitárias para estes microterritórios onde as escolas estão inseridas,
33 refletindo as expectativas comunitárias em relação ___ interface educação e saúde.
34 ___ No âmbito da escola as atividades de planejamento e gestão do coletivo, formulação dos
35 inventários detalhados e da condução de processos participativos integrados aos estudos e ao
36 Projeto Político Pedagógico representam uma oportunidade impar para os exercícios de
37 cidadania.
38 ___ Por meio do diálogo entre comunidade escolar e equipe da Estratégia Saúde da Família,
39 a Agenda de Educação e Saúde envolve interlocu...ões entre diferentes setores da sociedade e
40 dos programas/políticas já em desenvolvimento na escola e com parceiros locais.
(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-saude-da-escola – texto adaptado especialmente para esta prova).
Fonte: https://blogdoaftm.com.br/charge-escolas-e-pandemia/
Assinale a alternativa que indica a interpretação INCORRETA atribuída aos textos anteriores.
Ao usar o adjetivo “teórica” para se referir à sua aula, o menino destaca a diferença entre teoria e prática.
A charge explora o recurso das figuras de linguagem para construir seu significado e sua crítica.
A questão mostrada pela charge constitui-se num empecilho para o pleno desenvolvimento de jovens da rede pública de ensino.
O objetivo da charge é criticar e desqualificar a gestão local da escola pública através da demonstração de sua precariedade.
Através do plano democrático descrito no texto, a comunidade escolar pode apontar situações como a descrita pela charge como uma vulnerabilidade a ser sanada.