Foi aí que o tiro estrondou, pegou de lado, varou o coração e saiu a bala pela teta direita, diz adiante o corpo de delito da mesma publicação. O Sargento-mor tonteou, quis caminhar pra frente, abriu os braços, fraquejou as pernas e tombou de lado numa golfada de sangue.
CORALINA, Cora. Correio oficial de Goiás. In: Estórias da casa velha da ponte. 13. ed. São Paulo: Global, 2006. p. 75.
Considerando-se o enredo de “Correio oficial Goiás”, breve narrativa da qual o trecho foi extraído, e o quadro de Goya, que representa o fuzilamento de cidadãos espanhóis contrários à ocupação de seu país pelas tropas napoleônicas, verifica-se que,
tanto no quadro quanto no texto, o tema da violência surge associado a questões amorosas e passionais.
tanto no quadro quanto no texto, representam-se personagens que foram assassinadas por não se enquadrarem em uma sociedade escravocrata e desigual.
na narrativa, o assassino é parente do morto, ao passo que, na pintura, não há relações de parentesco entre vítimas e assassinos.
na narrativa, o assassino paga pelo seu crime com a própria vida, o que não necessariamente ocorre com os soldados representados na pintura.