Flavorizantes são substâncias (naturais ou sintéticas) que, adicionadas a um alimento, conferem-lhe um sabor característico. O fato de sentirmos prazer ao degustar nosso alimento preferido, explica-se pela presença do flavor (do inglês- “sabor e aroma”). Nas frutas, temos a presença de açúcares (sabor doce), ácidos (sabor azedo), substâncias voláteis (ésteres, aldeídos, cetonas), etc. Todas essas substâncias fazem-se presentes de forma natural, e conferem o flavor da maçã, do morango, da banana, etc.
Por outro lado, o sabor artificial é obtido através da adição de compostos imitadores do sabor natural.
Disponível em: silescola.uol.com.br/quimica/flavorizantes.htm. Acesso em: 29 dez. 16. (adaptado)
O antranilato de metila, devido ao seu aroma com características de uva (frutal) e de flor de laranjeira (floral), é muito usado nas formulações de perfumes, sabões, águas de colônia e cosméticos em geral. É muito utilizado como aromatizante sintético em guloseimas, o qual tem a função de imitar sabores como: uva, cereja, amora e framboesa. A síntese do antranilato de metila, ocorre por rota direta de esterificação do ácido antranílico com metanol, que fornece baixo rendimento, devido à aproximação entre os grupamentos amino e éster, o que dificulta o andamento a reação.
Disponível em: http://qnint.sbq.org.br/qni/popup_visualizarMolecula.php?id=Ea380REczZp07WbcCZGHWVhy0wPDpA4TgdLibqgilsXN7F-P7hEkEwyNVdoGYTHOKW2ZJ_RGFG48zlp%20bQ_HSRw==. Acesso em: 29 dez. 16. (adaptado)
Quando reações de esterificação são realizadas em ambiente fechado e o meio é acidificado, tende a ocorrer também no sentido inverso. Isso significa que a água reage com o éster e regenera o ácido carboxílico e o álcool, ocorre o que é chamado de hidrólise ácida do éster, como mostra a equação incompleta a seguir:
Em relação ao contexto, a reação de hidrólise descrita e os possíveis produtos nela envolvidos. Marque a alternativa incorreta.
Na reação ocorre a formação de compostos que contêm classe funcional, ácido carboxílico, amina e álcool.
No geral flavorizantes são compostos que podem apresentar diferentes classes funcionais, sendo os ésteres flavorizantes artificiais como, por exemplo, antranilato de metila.
O álcool formado é o metanol e na combustão completa de 1 mol desse composto, tem-se a formação de 1 mol de CO2 e 2 mol H2O.
Ácido orto-aminobenzoico seria o nome correto pela IUPAC de um dos produtos, e apresenta em sua estrutura átomos de carbono classificados como primário e secundário.
No produto que apresenta anel aromático, existem carbonos hibridizados sp2 e sp3 contendo fórmula molecular C7H9NO2