Fisicamente a luz é uma forma de energia radiante que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas. A luz é o agente físico responsável pela sensação visual. Quando a luz incide em uma superfície pode ocorrer vários fenômenos: REFLEXÃO REGULAR, REFLEXÃO DIFUSA, REFRAÇÃO OU ABSORÇÃO DOS RAIOS LUMINOSOS.
Um feixe de raios de luz paralelos entre si, incide sobre quatro superfícies como mostram as figuras abaixo e grande parte destes raios sofrem os seguintes fenômenos ópticos:
(Fig. 1) Na superfície S1, os raios da luz incidente volta ao meio com raios que continuam paralelos.
(Fig. 2) Na superfície S2 os raios da luz incidentes não são mais refletidos paralelos entre si.
(Fig. 3) Na superfície S3 os raios da luz incidentes atravessam a superfície e ainda seguem paralelos.
(Fig. 4) Na superfície S4 os raios de luz incidentes são absorvidos.
Com base nos fenômenos ocorridos pode–se concluir que as superfícies são:
A superfície S1 é rugosa, S2 separa dois meios transparentes S3 é metálica e muito bem polida, e S4 é um corpo de superfície preta.
A superfície S1 é metálica e muito bem polida, S2 é um corpo de superfície preta, S3 separa dois meios transparentes, e S4 é rugosa.
A superfície S1 é metálica e muito bem polida, S2 é rugosa, S3 separa dois meios transparentes, e S4 é um corpo de superfície preta.
A superfície S1 separa dois meios transparentes, S2 é rugosa, S3 é metálica e muito bem polida, e S4 é um corpo de superfície preta.
A superfície S1 é metálica e muito bem polida, S2 separa dois meios transparentes, S3 é rugosa, e S4 é um corpo de superfície preta.