Fanfic: escrita criativa, autoria e metalinguagem
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Esse é o mote constante nas páginas das fanfics que circulam nas nuvens como a (último acesso em 2 de maio de 2013), um dos endereções mais conhecidos da comunidade “fantiqueira”. A página é editada em língua inglesa, mas permite a publicação de textos em mais de 23 línguas, incluindo o latim.
De uma forma generalizada, podemos dizer que uma fanfic (termo reduzido para fanfiction, i.e. “ficção de fã”) é uma história escrita por fãs, a partir de um livro, quadrinhos, animê, filme ou série de TV. Fanfics podem ainda ser inspiradas em bandas ou atores favoritos. Geralmente, usam ambientes como blogs ou páginas eletrônicas para a mídia escrita, mas navegam também por outros meios, como vídeos (fanvids) ou quadrinhos e audiofics.
AZZARI e CUSTÓDIO. Fanfics, google docs... a produção textual colaborativa. In: ROJO, Roxane. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. p. 74. (adaptado)
Para se entender o trecho como uma unidade de sentido, é preciso que o leitor reconheça a ligação entre seus elementos. O autor do texto 02 se utiliza de várias estratégias coesivas, dentre elas, a elipse do sujeito. O fragmento do texto em que há coesão por elipse do sujeito é:
“Esse é o mote constante nas páginas das fanfics que circulam nas nuvens [...]”.
“A página é editada em língua inglesa, mas permite a publicação de textos em mais de 23 línguas[...]”.
“[...]uma fanfic (termo reduzido para fanfiction, i.e. “ficção de fã”) é uma história escrita por fãs[...]”.
“Fanfics podem ainda ser inspiradas em bandas ou atores favoritos”.
“[...]mas navegam também por outros meios, como vídeos (fanvids) ou quadrinhos e audiofics”.
Para resolver esta questão, o aluno precisa compreender o conceito de coesão por elipse, que ocorre quando um termo que seria esperado na frase é omitido porque seu sentido pode ser recuperado pelo contexto. Identificar esse tipo de coesão requer que o estudante analise se algum elemento da frase, como o sujeito, foi omitido, mas ainda assim é compreensível. A alternativa correta é a que apresenta essa característica.
Releia cada frase procurando por elementos que deveriam estar presentes, mas que foram omitidos e ainda assim o sentido se mantém.
Considere o contexto geral do texto para identificar qual elemento poderia estar sendo omitido sem prejudicar o entendimento.
Observe se algum termo que geralmente acompanha o verbo está ausente, indicando uma possível elipse do sujeito.
Um erro comum é o aluno não perceber a omissão de elementos e considerar que a frase está incompleta ou sem sentido. Outro erro é não entender o contexto global do texto, o que é crucial para identificar a elipse.
A coesão textual é a ligação, a conexão, a relação que se estabelece entre palavras, frases, orações ou parágrafos, dando sentido ao texto e permitindo que se compreenda como as partes do texto se relacionam. A elipse é uma das estratégias de coesão e consiste na omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto.