ENEM 2015 segunda aplicação

Famigerado

Com arranco, [o sertanejo] calou-se. Como arrependido de ter começado assim, de evidente. Contra que aí estava com o fígado em más margens; pensava, pensava. Cabismeditado. Do que, se resolveu. Levantou as feições. Se é que se riu: aquela crueldade de dentes. Encarar, não me encarava, só se fito à meia esguelha. Latejava-lhe um orgulho indeciso. Redigiu seu monologar.

O que frouxo falava: de outras, diversas pessoas e coisas, da Serra, do São Ão, travados assuntos, insequentes, como dificultação. A conversa era para teias de aranha. Eu tinha de entender-lhe as mínimas entonações, seguir seus propósitos e silêncios. Assim no fechar-se com o jogo, sonso, no me iludir, ele enigmava. E, pá:

— Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: fasmisgerado… faz-me-gerado… falmisgeraldo… familhas-gerado…?

ROSA, J. G. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988

A linguagem peculiar é um dos aspectos que conferem a Guimarães Rosa um lugar de destaque na literatura brasileira. No fragmento lido, a tensão entre a personagem e o narrador se estabelece porque

a
o narrador se cala, pensa e monologa, tentando assim evitar a perigosa pergunta de seu interlocutor.
b
o sertanejo emprega um discurso cifrado, com enigmas, como se vê em “a conversa era para teias de aranhas".
c
entre os dois homens cria-se uma comunicação impossível, decorrente de suas diferenças socioculturais.
d
a fala do sertanejo é interrompida pelo gesto de impaciência do narrador, decidido a mudar o assunto da conversa.
e
a palavra desconhecida adquire o poder de gerar conflito e separar as personagens em planos incomunicáveis.
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Resposta
E
Tempo médio
2 min

Resolução

A questão pede para identificar a causa da tensão entre a personagem (o sertanejo) e o narrador no fragmento de "Famigerado", de Guimarães Rosa. Para resolver, vamos analisar a interação descrita:

  1. Início da Interação: O sertanejo parece perturbado ("fígado em más margens") e pensativo ("pensava, pensava. Cabismeditado."). Ele demonstra um certo orgulho hesitante ("orgulho indeciso").
  2. Discurso Indireto: Antes de chegar ao ponto principal, o sertanejo fala de assuntos diversos e desconexos ("outras, diversas pessoas e coisas", "travados assuntos, insequentes"). O narrador interpreta isso como uma forma de rodeio, uma maneira de dificultar ou adiar o assunto principal ("A conversa era para teias de aranha", "no me iludir, ele enigmava").
  3. O Clímax da Tensão: A tensão culmina quando o sertanejo finalmente faz a pergunta central, gaguejando e tentando pronunciar uma palavra específica: "— Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: fasmisgerado… faz-me-gerado… falmisgeraldo… familhas-gerado…?". A palavra que ele tenta dizer é "famigerado".
  4. Análise da Tensão: A dificuldade do sertanejo em pronunciar a palavra, somada à sua hesitação inicial e ao discurso indireto, revela que essa palavra é o ponto focal do seu desconforto e, consequentemente, da tensão na interação. Ele não sabe o significado ou teme as implicações da palavra (que pode significar tanto "famoso" quanto "mal-afamado, perigoso"). A palavra desconhecida se torna um obstáculo, um ponto de conflito potencial entre ele (que não sabe) e o narrador (a quem ele pede ajuda, presumivelmente letrado).
  5. Conclusão: A tensão se estabelece porque a palavra desconhecida ("famigerado") assume um papel central, criando uma barreira ou um ponto de conflito. O sertanejo está em uma posição de vulnerabilidade por não conhecer a palavra, e o ato de perguntar, após tanta hesitação, é carregado de tensão. Isso corresponde à alternativa E, que afirma que a palavra desconhecida gera conflito e separa as personagens.

Dicas

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Qual é a pergunta final que o sertanejo faz ao narrador?
Observe como o sertanejo age antes de fazer essa pergunta. O que isso sugere?
Qual elemento específico parece ser a fonte do desconforto e da dificuldade na comunicação naquele momento?

Erros Comuns

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Interpretar que a tensão vem apenas da parte inicial da conversa ("teias de aranha") e escolher a alternativa B.
Confundir as ações do narrador com as do sertanejo (pensar que o narrador é quem monologa para evitar a pergunta - erro da alternativa A).
Generalizar a situação como um problema de comunicação total entre classes sociais diferentes (alternativa C), sem focar no elemento específico que causa a tensão no fragmento (a palavra).
Assumir ações ou atitudes das personagens que não estão descritas no texto (como a impaciência do narrador na alternativa D).
Não perceber que o foco da tensão é a palavra desconhecida e seu potencial significado.
Revisão

Revisão de Conceitos Essenciais:

  • Estilo de Guimarães Rosa: Caracterizado pela linguagem inovadora, incluindo neologismos (criação de palavras), arcaísmos (palavras antigas), regionalismos (linguagem do sertão), sintaxe peculiar (ordem das palavras na frase) e exploração da sonoridade e do significado das palavras.
  • Narrador-Observador: Tipo de narrador que relata os fatos a partir de sua perspectiva, sem participar ativamente da ação principal, mas interpretando os eventos e as personagens (como neste fragmento).
  • Análise Literária de Texto: Habilidade de interpretar elementos da narrativa (personagens, diálogo, descrição, enredo) para compreender temas, conflitos e significados implícitos. Identificar a causa de uma "tensão" requer analisar as interações e os sentimentos descritos.
  • Significado de "Famigerado": Palavra polissêmica, pode significar tanto "célebre, famoso" quanto "de má fama, infame, perigoso". Essa ambiguidade contribui para a tensão no conto original, pois o sertanejo não sabe se está sendo elogiado ou ameaçado.
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