FABIANA, arrepelando-se de raiva ─ Hum! Ora, eis aí está para que se casou meu filho, e trouxe a mulher para minha casa. É isto constantemente. Não sabe o senhor meu filho que quem casa quer casa...já não posso, não posso, não posso! (Batendo com o pé). Um dia arrebento, e então veremos.
PENA,M.Quem casa quer casa. www.dominiopublico.gov.br.Acesso em: 7/dez.2012.
As rubricas em itálico, como as trazidas no trecho de Martins Pena, em atuação teatral constituem
necessidade, porque as encenações precisam ser fiéis às diretrizes do autor.
possibilidade, porque o texto pode ser mudado, assim como os outros elementos.
preciosismo, porque são irrelevantes para o texto ou para a encenação.
exigência, porque elas determinam as características do texto teatral.
imposição, porque elas anulam a autonomia do direto.
Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.