Existem várias barreiras físicas (“muros”) que dividem populações e territórios. Algumas são projetadas para interromper o fluxo migratório, outras separam diferentes classes sociais e religiões. Em 2003, Festus Mogae, presidente do Botswana, com a ajuda econômica da União Europeia, construiu uma cerca eletrificada ao longo de sua fronteira com o Zimbábue. O Botswana e o Zimbábue representam duas faces diferentes da África Meridional. Botswana é um pequeno país com uma das maiores rendas africanas, graças às minas de diamantes. O Zimbábue, por outro lado, é um país pobre, com uma hiperinflação que destruiu a economia, devido à instabilidade e conflitos políticos.
A respeito da construção da cerca eletrificada na fronteira com o Zimbábue, citada no texto, é CORRETO afirmar que:
a medida serviu como forma de conter a imigração ilegal e o tráfico de drogas.
foi construída para tentar evitar a propagação da febre aftosa entre os seus rebanhos bovinos e impedir o fluxo migratório de zimbabuanos.
teve como objetivo conter a imigração ilegal, mas também proteger uma grande riqueza do Botswana: o petróleo.
representa uma separação ideológica entre Botswana, capitalista, e o Zimbábue, socialista.
foi erguida para evitar a atuação de diversos grupos radicais zimbabuanos, como Boko Haram, surgido no Zimbabue, que age por meio do sequestro de mulheres, utilizando-as para a obtenção de resgates e negociando-as como escravas sexuais.