Existem quatro tipos de radares que multam carros nas ruas das grandes cidades, o radar fixo é somente um deles. Os três laços detectores posicionados em cada faixa de uma via, distantes 3 metros um do outro, são responsáveis pelo cálculo da velocidade dos veículos nos radares fixos. Um automático verifica quanto tempo demorou para o carro ir do primeiro laço, L1, ao segundo, L2, e, depois, quanto tempo levou para ir do segundo ao terceiro laço, L3. Cada faixa de rolamento possui seus laços independentes da faixa vizinha. Se o veículo estiver em alta velocidade, uma câmera fotográfica é acionada automaticamente.
Os outros três tipos de radares também funcionam de modo parecido. O radar do tipo móvel é o único que realmente é, de fato, um radar, pois apontado para um veículo, ele lança uma onda magnética que, após atingi-lo e voltar, mostra a velocidade em que ele estava.
SÁ, Alexandre Nogueira. Policiais eletrônicos. Disponível em: <http://revistagalileu. globo.com>. Acesso em: ago. 2017. Adaptado.
Com base nos conhecimentos de mecânica ondulatória, pode-se afirmar que o fenômeno utilizado no cálculo da velocidade do carro com a emissão e recepção de ondas eletromagnéticas no radar é
difração.
efeito Doppler.
interferência.
refração.
polarização.