Execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira e de outros cinco presos por tráfico de drogas na Indonésia
A execução dos condenados à pena de morte na Indonésia, provocou críticas mundiais ao governo de Widodo, presidente da Indonésia. Após o fuzilamento, a presidente Dilma Rousseff disse estar "consternada" e "indignada" e convocou para consultas o embaixador do Brasil em Jacarta. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que a execução causou "sombra" na relação entre Brasil-Indonésia.
Sobre esse episódio, analise as afirmativas.
I. O fato da Presidente Dilma ter chamado seu embaixador é simbólico, mas significa reprovação ao governo da Indonésia. No meio diplomático, a medida representa uma espécie de agravo ao país no qual está o embaixador.
II. O carioca Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi o primeiro brasileiro executado por crime no exterior. Ele foi preso em agosto de 2003, quando tentou entrar na Indonésia, pelo aeroporto de Jacarta, com 13,4 quilos de cocaína escondidos em uma asa-delta desmontada em sete bagagens.
III. A Indonésia é hoje um país de maioria muçulmana, onde a pena de morte compõe um fator típico dos “usos e costumes locais”. A postura do presidente Joko Widodo, recusando os pedidos de clemência aos condenados brasileiros, aponta para a necessidade de sua administração mostrar força interna e externamente.
IV. O Brasil também tem pena de morte por fuzilamento em tempo de guerra. O fato de ninguém ter sido condenado ao fuzilamento há décadas no país não quer dizer que essa punição deixou de existir.
Estão corretas
apenas as proposições I e II.
apenas as proposições I e III.
todas as proposições.
apenas as proposições I, II e III.
apenas as proposições II e III e IV.