Examine a figura.
A cena acima representa a coroação de Carlos Magno pelo papa Leão III na noite de natal do ano de 800 d. C. Para coroá-lo, o Papa proferiu as mesmas palavras com que se coroavam os antigos imperadores romanos. Esses laços representaram a tentativa de reavivar o Império Romano do Ocidente, o Império Carolíngio.
Sobre esse Império, identifique como Falsa F ou Verdadeira V cada afirmação seguinte.
I. O Império Carolíngio possuiu certa estabilidade em decorrência de sua administração eficaz. Para isso, o imperador delegou algumas funções administrativas a funcionários do reino. Esses funcionários eram preparados em escolas localizadas nos mosteiros, nos bispados e também no próprio palácio real. A escola do palácio ou Escola Palatina era frequentada por pessoas de várias camadas sociais, mas que demonstrassem vocação para a administração pública. Essas iniciativas ligadas à educação são chamadas de Renascimento Carolíngio.
II. Para melhor controlar o seu Império, Carlos Magno dividiu o seu reino em províncias que foram entregues a condes, duques e marqueses de sua confiança. O Imperador também ampliou os poderes dos Missi Dominici, que eram funcionários reais responsáveis pela fiscalização dos condados, ducados e marcas.
III. As conquistas de Carlos Magno e a doação de terra aos seus guerreiros tinham um status ambíguo: se, por um lado, fortaleciam o próprio exército Carolíngio, por outro lado, favoreciam o surgimento de grandes senhores com grandes poderes sobre as suas terras, o que levava ao enfraquecimento do poder central.
IV. O fim da retomada do Império Romano do Ocidente ocorre com a sua divisão entre os netos de Carlos Magno. O Tratado de Verdun sacramentaria essa divisão no ano de 843 d.C.
A alternativa que contempla a sequência correta dos julgamentos das afirmações é:
V, V, V, V.
V, V, F, V.
F, V, V, V.
F, V, V, F.
F, F, V, V.