UPE SSA 2015

EU NÃO VOU PERTURBAR A PAZ

 

De tarde um homem tem esperanças.

Está sozinho, possui um banco.

De tarde um homem sorri.

Se eu me sentasse ao seu lado

Saberia de seus mistérios.

Ouviria até sua respiração leve.

Se eu me sentasse ao seu lado

Descobriria o sinistro

Ou doce alento da vida.

Que move suas pernas e braços.

Mas, ah! eu não vou perturbar a paz que ele depôs na praça, quieto.

BARROS, Manoel. Manoel de Barros, poesia reunida. São Paulo, Leya, 2013.

Sobre ele, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Esse poema, sob uma análise ortográfica, segue sobremaneira a regra das normas que orientam a grafia de palavras apresentadas em língua portuguesa, conforme a língua padrão. Isso significa afirmar que as palavras “homem” e “paz” estão escritas no sentido restritamente denotativo e não se relacionam com sentidos conotativos.

II. Os versos do poema em análise sinalizam que há uma relação entre o eu lírico e o “homem” ao tempo que também sinalizam que essa relação não é próxima nem íntima. O verso “Mas, ah! eu não vou perturbar a paz que ele depôs na praça, quieto.” coaduna, em termos conotativos, com o título do poema Eu não vou perturbar a paz.

III. No poema, a palavra “sinistro” está grafada denotativamente e possui o mesmo sentido que a palavra “sinistro” na seguinte afirmativa: “O homem sentou no banco da praça e contou tostão por tostão; a franquia do seguro era alta e as suas economias não dariam para suprir o “sinistro” ocorrido com o carro.” Qualquer outra afirmação sobre o sentido da palavra “sinistro” tende a ser inconsistente.

IV. A expressão “De tarde”, usada em dois versos do poema, está colocada de maneira que o leitor pode concluir em que momento cronológico do dia um “homem” tem esperanças e um “homem” sorri. Não seria um erro afirmar que há outras possibilidades interpretativas para a mesma expressão, visto se tratar de uma linguagem com claro viés figurativo.

V. Nos versos do poema EU NÃO VOU PERTURBAR A PAZ, o eu lírico afirma que não perturbará a paz do homem que tem esperança e que sorri. O eu lírico também afirma que, caso ele se sentasse próximo ao homem, teria condições de ouvir “...até sua respiração leve.” No entanto, de modo consciente, pois almeja não incomodar o “homem”, o eu lírico evita “...perturbar a paz que ele depôs na praça, quieto.”

 

Está CORRETO o que se afirma em

a

 I, II e III. 

b

 I, II e IV.

c

II, III e V. 

d

II, IV e V. 

e

III, IV e V.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar