UESB Caderno 2 2015

Estou, estou na moda.

É doce estar na moda, ainda que a moda

seja negar minha identidade,

trocá-la por mil, açambarcando

todas as marcas registradas,

todos os logotipos do mercado.

Com que inocência demito-me de ser

eu que antes era e me sabia

tão diverso de outros, tão mim-mesmo,

ser pensante, sentinte e solitário

com outros seres diversos e conscientes

de sua humana, invencível condição.

(BOLGIAN; ALVES, 2004, p. 295).

Com base nos versos do poema e nos conhecimentos sobre a organização do espaço mundial e a expansão capitalista, é correto afirmar:

a

A explosão do consumo, destacada no poema, retrata o nivelamento do IDH da população mundial e suas implicações.

b

A moda, no mundo globalizado, é o símbolo da sociedade de consumo e de poder econômico, razão pela qual “andar na moda” indica a classe social à qual o indivíduo pertence.

c

As pessoas são, atualmente, induzidas pela publicidade veiculada na mídia e pelas facilidades de obtenção de crédito a consumir produtos e serviços em grande quantidade.

d

Os fatos destacados no poema indicam que a expansão das multinacionais e o aumento progressivo da produção e do consumo beneficiaram igualmente os países centrais e os países periféricos.

e

A expansão capitalista unificou mercados, dinamizou a economia global e eliminou os preconceitos culturais.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C

Resolução

O poema destaca a pressão social e a influência da mídia na formação da identidade individual, levando as pessoas a consumirem mais para se encaixarem em determinados padrões. A opção correta é a 'C', que afirma que as pessoas são induzidas pela publicidade e pelas facilidades de obtenção de crédito a consumir produtos e serviços em grande quantidade. Isso está em linha com o tema do poema, que critica a perda da identidade individual em favor do consumo excessivo.

Dicas

expand_more
1. Concentre-se no tema principal do poema: a perda de identidade individual em favor do consumo excessivo.
2. Pense sobre como a publicidade e o crédito fácil podem influenciar o comportamento de consumo.
3. Lembre-se de que nem todos os aspectos do capitalismo e da globalização são positivos ou beneficiam a todos igualmente.

Erros Comuns

expand_more
1. Ignorar o tema principal do poema e focar apenas nas palavras-chave na pergunta.
2. Escolher uma resposta baseada em suposições ou preconceitos pessoais, em vez de se basear no poema e nos conhecimentos sobre o tema.
3. Não considerar todas as opções de resposta antes de fazer uma escolha.
Revisão
O conceito-chave nesta questão é a influência do capitalismo e da mídia no comportamento de consumo. No mundo globalizado, a publicidade e o crédito fácil incentivam o consumo excessivo, muitas vezes levando as pessoas a comprarem mais do que precisam ou podem pagar. Isso pode levar a uma perda de identidade individual, como o poema sugere.
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar