ENEM 2020 segunda aplicação

Estória de um gibi da Turma da Mônica, intitulada Brincadeira de menino


    Mônica, conhecida personagem de Maurício de Sousa, passa na casa da sua melhor amiga, Magali, para convidá-la para brincar. A mãe da Magali diz que a menina está com gripe e precisa de repouso, e por isso não vai poder sair de casa. Mônica sai triste e pensativa, quando cruza com o Cebolinha e convida-o para brincar com ela de “casinha”. Ele se recusa e diz: “— Homem não blinca de casinha”, e Mônica retruca: “— Ah, Cebolinha! Que preconceito!”. Cebolinha responde: “— Pleconceito uma ova! Casinha é coisa de menina! Vou te mostlar o que é blincadeila de menino!”. Enquanto ele sai de cena, Mônica fica debaixo de uma árvore brincando sozinha e Cebolinha faz várias aparições com brinquedos e brincadeiras supostamente só de meninos: aparece “voando” num skate, mas cai na frente dela. Depois aparece numa bicicleta, mas bate numa pedra e cai. Aparece de patins, tropeça e cai. Reaparece chutando uma bola, mas a bola bate na árvore e volta acertando sua cabeça. Desanimado e desistindo das “suas” brincadeiras, Cebolinha aparece no último quadro, ao lado da Mônica, brincando de “casinha”.

OLIVEIRA, A. B.; PERIM, G. L. (Org.). Fundamentos pedagógicos para o programa Segundo Tempo. Brasília: Ministério do Esporte, 2008 (adaptado).


Refletindo sobre as relações de gênero nas brincadeiras infantis, a estória mostra que

a

meninos podem se envolver com os mesmos brinquedos e brincadeiras que meninas.

b

meninas são mais frágeis e por isso devem se envolver em brincadeiras mais passivas.

c

meninos são mais habilidosos do que meninas e por isso se envolvem em atividades diferentes.

d

meninas tendem a reproduzir mais os estereótipos de gênero em suas práticas corporais do que os meninos.

e

meninos e meninas devem se envolver em atividades distintas, como, respectivamente, o futebol e a “casinha”.

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Resposta
A
Tempo médio
1 min

Resolução

A questão pede para analisar a mensagem da estória da Turma da Mônica sobre as relações de gênero nas brincadeiras infantis. Vamos seguir o passo a passo da narrativa descrita:

  1. Início: Mônica quer brincar de "casinha", uma brincadeira frequentemente associada a meninas. Sua amiga Magali não pode brincar por estar doente.
  2. Conflito: Mônica convida Cebolinha, que recusa veementemente, afirmando que "Homem não blinca de casinha" e que isso é "coisa de menina". Ele considera a ideia de brincar de casinha um "pleconceito" contra meninos (embora use a palavra de forma irônica ou equivocada, o sentido é de que ele se recusa a quebrar a norma de gênero). Ele se propõe a mostrar o que são "blincadeilas de menino".
  3. Desenvolvimento: Cebolinha tenta demonstrar superioridade ou adequação às brincadeiras ditas masculinas (skate, bicicleta, patins, futebol), mas falha comicamente em todas, sofrendo quedas e acidentes. Isso subverte a ideia de que meninos são inerentemente mais aptos ou destinados a essas atividades.
  4. Resolução: Desanimado com suas próprias tentativas, Cebolinha desiste das "suas" brincadeiras e, no último quadro, aparece ao lado de Mônica, brincando de "casinha" com ela.

Conclusão da Análise: A estória começa com um personagem (Cebolinha) afirmando um forte estereótipo de gênero sobre brincadeiras ("casinha é coisa de menina"). No entanto, após suas tentativas frustradas com brincadeiras ditas "de menino", ele acaba por quebrar esse estereótipo ao se juntar à Mônica na brincadeira de "casinha". A narrativa, portanto, demonstra que as barreiras impostas pelos estereótipos de gênero nas brincadeiras podem ser superadas e que meninos podem, sim, se envolver nas mesmas brincadeiras que meninas, sem que isso seja um problema.

A alternativa que melhor reflete essa conclusão é a A.

Dicas

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Preste atenção ao final da estória: o que Cebolinha faz depois de falhar nas brincadeiras "de menino"?
Qual é a atitude de Mônica em relação à recusa inicial de Cebolinha?
A estória termina reforçando a ideia de que existem brincadeiras exclusivas para cada gênero ou sugere o contrário?

Erros Comuns

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Interpretar a recusa inicial de Cebolinha como a mensagem final da estória, ignorando o desfecho.
Acreditar que as falhas de Cebolinha nas brincadeiras "de menino" são uma crítica a essas brincadeiras, em vez de uma forma de mostrar que ele não é superior ou limitado a elas.
Não perceber que a estória está criticando e subvertendo os estereótipos de gênero, e não os reforçando.
Confundir a doença de Magali com uma suposta fragilidade feminina geral.
Focar apenas na primeira parte da estória e não na resolução do conflito.
Revisão

Revisão de Conceitos:

  • Estereótipos de Gênero: São crenças generalizadas e simplificadas sobre os atributos, características ou papéis que são ou deveriam ser possuídos ou desempenhados por homens e mulheres (ou meninos e meninas). Ex: "meninos brincam de carrinho, meninas de boneca".
  • Relações de Gênero: Referem-se às formas como as identidades de gênero (masculino, feminino, outros) são socialmente construídas e como interagem e se relacionam na sociedade, muitas vezes marcadas por hierarquias e expectativas distintas.
  • Cultura Lúdica: Conjunto de brincadeiras, jogos e atividades de lazer praticados por um grupo social, que refletem e influenciam seus valores e normas culturais, incluindo as de gênero.
  • Construção Social do Gênero: Ideia de que as características e papéis associados a ser homem ou mulher são aprendidos e definidos pela sociedade e cultura, e não apenas determinados pela biologia. As brincadeiras infantis são um importante espaço onde essas normas são aprendidas e, por vezes, contestadas.
61%
Taxa de acerto
9.3
Média de pontos TRI
Habilidade

Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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