Estima-se que cerca de 8,5 milhões de Km2 do território brasileiro seja ocupado por 103 mil espécies de animais e 43 mil espécies de plantas. Essa estimativa tornou-se possível graças ao método de classificação biológica dos organismos. A evolução desse processo de classificação foi impulsionada pelo estudo de Carolus Linnaeus no século XVIII, conhecido por “Taxonomia de Lineu”.
Sobre essa taxonomia, é CORRETO afirmar que
é o sistema mais antigo que existe, dividido em plantas e animais e de acordo com o meio em que vivem: terra, água e ar.
introduz o sistema de hierarquização, com classes, seções, gêneros e espécies. Foi o primeiro a compor, de forma consistente e uniforme, nomes específicos, contendo um nome genérico, seguido de uma frase descritiva que definia a espécie.
esse sistema tem por base as semelhanças morfológicas dos organismos, distinguindo-as pelo seu grau de analogia ou de diferenciação. Foi, também, o primeiro a usar o termo espécie para designar um tipo de organismo.
introduz o método binomial, permitindo formular o nome científico das espécies, e sistematizou a natureza em cada um dos reinos, Mineral, Vegetal e Animal, usando um sistema hierárquico composto de cinco categorias: classe, ordem, gênero, espécie e variedade.
propõe a distribuição de organismos em cinco reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.