UFPA 2012

Estilo de época corresponde a um conjunto de características de um grupo de escritores pertencentes à mesma circunstância histórica e sociocultural, mantendo-se o respeito às características individuais de cada autor. Assim sendo, o artista, mesmo sob a orientação de um sistema de normas, padrões literários, vistos de maneira genérica, produz a sua criação literária de modo a conferir-lhe características próprias, tendo em vista sua visão de mundo. Dessa forma, o artista torna perceptível sua capacidade de trabalhar a linguagem de forma particularizada e de manifestar-se, segundo escolhas que melhor atendam a sua perspectiva e capacidade de apreensão do mundo.

Considerando-se os comentários feitos sobre cada texto literário transcrito abaixo, identifique a alternativa em que as afirmações sobre os autores citados não estão em consonância com o estilo de época que eles representam

a

“Quem a primeira vez chegou a ver-vos,

Nise, e logo se pôs a contemplar-vos,

Bem merece morrer por conversar-vos

E não poder viver sem merecer-vos.”

· Gregório de Matos Guerra é poeta do Barroco brasileiro, cuja obra se caracteriza por temas variados:

poesia religiosa, lírico-amorosa e satírica.

b

“No entanto o capitão manda a manobra,

E após fitando o céu que se desdobra,

Tão puro sobre o mar,

Diz do fumo entre os densos nevoeiros:

‘Vibrai rijo o chicote, marinheiros!

Fazei-os mais dançar!...’"

· Castro Alves, pertencente à terceira geração romântica, emprestou o seu gênio criador à causa dos

escravos; daí a sua relação com a poesia de tema social.

c

“Sabei, amigos Zéfiros, que cedo,

Entre os braços de Nise, entre estas flores,

Furtivas glórias, tácitos favores,

Hei-de enfim possuir: porém segredo!”

· Os árcades produziram poesia de concepção clássica; daí a notória presença de referências à mitologia.

Os versos de Bocage são a confirmação desta prática poética.

d

“Cabelos brancos! dai-me, enfim, a calma

A esta tortura de homem e de artista:

Desdém pelo que encerra a minha palma,

E ambição pelo mais que não exista;”

· No texto parnasiano, é comum a identificação de elementos de conformação subjetiva, como se observa

nos versos de Bilac transcritos acima.

e

“Assim eu te amo, assim; mais do que podem

Dizer-te os lábio meus, – mais do que vale

Cantar a voz do trovador cansada:

O que é belo, o que é justo, santo e grande

Amo em tí. – Por tudo quanto sofro,

Por quando já sofri, por quanto ainda

Me resta sofrer, por tudo eu te amo!”

· Gonçalves Dias, ainda que reconhecido como o autor de textos assinalados por motivos de grande

nacionalismo, produziu poemas de expressão lírico-amorosa indiscutível.

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Resposta
D

Resolução

A alternativa correta é a letra D, pois o comentário não condiz plenamente com o estilo literário de Olavo Bilac, representante do Parnasianismo. Enquanto o texto parnasiano privilegia objetividade, rigor formal e impessoalidade, o enunciado enfatiza a “conformação subjetiva”, que remeteria a uma característica mais próxima de escolas literárias que exploram o eu poético de modo mais profundo e expressivo, como o Romantismo ou mesmo o Simbolismo. Dessa forma, a afirmativa não corresponde às principais marcas parnasianas.

Dicas

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Lembre-se de verificar as principais marcas do Barroco, Arcadismo, Romantismo e Parnasianismo.
Observe se a explicação condiz, de fato, com as características definidoras de cada época literária.
Preste atenção no vocabulário e no tom do fragmento poético: formal, emotivo, mitológico, social ou religioso.

Erros Comuns

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Assumir que todo texto romântico tem apenas cunho amoroso e esquecer a vertente social marcou a produção de alguns poetas do período.
Ignorar o aspecto formal e artístico do parnasianismo, imaginando que qualquer subjetividade seja compatível com esse movimento.
Confundir as características do Arcadismo, que valoriza referências clássicas e estilo simples, com as do Barroco, que é mais rebuscado.
Revisão

Barroco: Linguagem rebuscada, uso intenso de antíteses e paradoxos, dualismo entre o sagrado e o profano. Gregório de Matos, no Brasil, é um dos grandes expoentes.

Romantismo: Pode ser dividido em diferentes gerações. A terceira geração, por exemplo, abrange poetas engajados socialmente, como Castro Alves, que aborda temas abolicionistas e aspectos sociais.

Arcadismo: Retomada dos modelos clássicos, uso de pastores e natureza idealizada; referências a mitologia greco-romana e busca de equilíbrio formal. Bocage, em Portugal, traz frequentemente esses elementos.

Parnasianismo: Busca da forma perfeita, objetividade e impassibilidade, ênfase na arte pela arte. Olavo Bilac é grande representante no Brasil.

Romantismo no Brasil (Gonçalves Dias): Também explorou temáticas lírico-amorosas, não só o nacionalismo, como nos poemas indianistas, marcando grande variedade de produção poética.

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