Este material publicitário foi criado para uma campanha de conscientização a respeito da ocorrência de pedofilia na internet.
Para cumprir essa função, o material combina palavras e imagens de modo a promover um significado desejado. Analisando a estratégia argumentativa utilizada, avalie as afirmativas que seguem sobre os possíveis sentidos dessa campanha.
I. Embora não haja elementos verbais que relacionem o crime de pedofilia com a ação na rede, o leitor pode depreender de que se trata de um crime cibernético a partir de elementos como o emoji (caractere usado quase que exclusivamente nas redes sociais) e a menção à “sociedade de crimes cibernéticos”.
Il. Ao utilizar como língua do emoji uma calcinha, a campanha alerta, exclusivamente, para os riscos que as meninas, mais vulneráveis a ataques cibernéticos, correm nas redes sociais.
III. A combinação dos elementos verbais “Proteja seus filhos” e dos não verbais “um olho fechado e outro aberto” pode conduzir à interpretação de que é necessario que os pais “não fechem os olhos” para as práticas abusivas presentes na internet e que envolvem as crianças.
IV. Embora a presença da calcinha como elemento não verbal contribua para a compreensão do mote da campanha, qual seja, o de denunciar a presença da pedofilia na internet, é a ligação entre os diferentes elementos que garante a produção desse sentido. Portanto, se nenhum outro elemento fosse alterado ou extraído desse material publicitário e o sorriso do emoji fosse retratado em sua forma regular, não haveria comprometimento na mensagem que se pretende passar e a denúncia de potenciais crimes de cunho sexual permaneceria sendo identificada.
Está correto apenas o que se afirma em
I.
II e III.
I e III.
II e IV
I, III e IV.