Este já foi o quarto maior lago do mundo, está localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão e é alimentado pelos rios Amu Darya e Syr Darya, cujas nascentes localizavam-se nas montanhas próximas. Seu nome significa “mar de ilhas” em função das mais de 1500 ilhas que existiam no local. Este lago de água salgada já possuiu 68000 km² de superfície e 1100 km³ de volume de água, mas tem encolhido gradualmente desde os anos 1960. As imagens de satélite mostram as transformações no lago entre 1989 e 2009
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que identifica CORRETAMENTE o nome do lago em questão bem como os motivos que levaram à situação mostrada pelas imagens de satélite.
Trata-se do Mar Cáspio e o processo de desertificação que se instalou naquela área praticamente acabou com a pesca do esturjão, peixe muito cobiçado por causa das suas ovas, com as quais se produz o caviar.
Trata-se do Mar Negro, que em função da utilização das águas do Rio Jordão para inúmeros projetos de irrigação pelos países da região, levou à extinção do lago. Hoje o que se tem é um imenso terreno desértico.
Trata-se do Mar de Aral, cujas águas foram desviadas a partir da década de 1960 pela ex-União Soviética para atender à produção de algodão e outros produtos agrícolas nas áreas próximas.
Trata-se do Mar de Azov, que tem sofrido muito pela pesca predatória, boa parte das suas mais de 80 espécies de peixe estão desaparecendo em função de não haver um controle das atividades econômicas.