Este era um entre muitos panfletos que invadiram a Hispano América na primeira década do século XIX, espalhando as ideias iluministas e contribuindo com seus argumentos para justificar a ação daqueles que começavam a lutar pela independência das colônias na América. Esses textos “subversivos” produzidos pelos criollos nasceram do encontro entre as leituras vindas da Europa e a reflexão original pensada a partir da situação colonial.
(INDEPENDÊNCIA..., 2016).
O processo de independência da América Hispânica ocorreu a partir da confluência do contexto das transformações europeias da época e da situação interna da colônia, como se pode inferir
no estabelecimento de sociedades democráticas e participativas, após a independência política, influenciado pelas concepções iluministas de Rousseau.
na fragmentação política da América hispânica, resultado dos interesses dos caudilhos em estabelecer um domínio local, se contrapondo ao pan-americanismo.
na influência do império napoleônico, que apoiou financeiramente e com armas a separação das colônias hispânicas, objetivando enfraquecer o império espanhol.
nas revoltas escravas lideradas pelos criollos, que abalaram o poder metropolitano e a dominação da elite local sobre a população nativa.
no apoio dos Estados Unidos ao processo de independência política, buscando estabelecer a unidade americana, pautados nas concepções da Doutrina Monroe.