ENEM 2016 terceira aplicação

Estamos, pois, de acordo quando, ao ver algum objeto, dizemos: "Este objeto que estou vendo agora tem tendência para assemelhar-se a um outro se, mas, por ter defeitos, não consegue ser tal como o seu em questão, e lhe é, pelo contrário, inferior". Assim, para podermos fazer estas reflexões, é necessário que antes tenhamos tido ocasião de conhecer esse ser de que se aproxima o dito objeto, ainda que imperfeitamente.

PLANTÃO, Fédon. São Paulo: Abril Cultural, 1972.

Na epistemologia platônica, conhecer um determinado objeto implica

a

estabelecer semelhanças entre o que é observado em momentos distintos.

b

comparar o objeto observando com uma descrição detalhada dele.

c

descrever corretamente as características do objeto observado.

d

fazer correspondência entre o objeto observando e seu ser.

e

identificar outro exemplar idêntido ao observado.

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Resposta
D
Tempo médio
1 min

Resolução

A questão aborda a epistemologia platônica, ou seja, a teoria do conhecimento segundo Platão, utilizando um trecho do diálogo "Fédon". O texto descreve o processo de reconhecimento de um objeto sensível (aquele que percebemos pelos sentidos).

1. Interpretação do Texto: O trecho afirma que, ao vermos um objeto ("Este objeto que estou vendo agora"), percebemos que ele "tem tendência para assemelhar-se a um outro ser". No entanto, essa semelhança é imperfeita, pois o objeto observado tem "defeitos" e é "inferior" a esse "outro ser".

2. Conexão com a Teoria das Formas: Na filosofia de Platão, o "outro ser" mencionado no texto corresponde à Forma (ou Ideia) perfeita e imutável desse objeto, que existe no Mundo das Ideias. O objeto que vemos no mundo sensível é apenas uma cópia imperfeita dessa Forma. Por exemplo, uma cadeira específica que vemos é uma cópia imperfeita da Forma/Ideia de "Cadeira".

3. O Ato de Conhecer: O texto continua dizendo que, para fazermos essa comparação e reconhecermos a imperfeição do objeto sensível, "é necessário que antes tenhamos tido ocasião de conhecer esse ser de que se aproxima o dito objeto". Isso remete à ideia platônica da anamnese (reminiscência), segundo a qual a alma humana já conheceu as Formas antes de encarnar e o aprendizado consiste em recordar esse conhecimento.

4. Análise da Pergunta: A pergunta pede para identificar o que implica conhecer um objeto na epistemologia platônica, com base no texto.

5. Avaliação das Alternativas: * A alternativa A foca na comparação temporal do mesmo tipo de objeto, não na comparação com a Forma. * A alternativa B sugere uma comparação com uma descrição, não com a essência (Forma). * A alternativa C limita o conhecimento à descrição empírica, o que é insuficiente para Platão. * A alternativa D propõe a "correspondência entre o objeto observando e seu ser". O "objeto observando" é a cópia sensível, e "seu ser" é a sua essência, a Forma ideal. Essa correspondência (comparação) é exatamente o que o texto descreve como processo de reconhecimento/conhecimento. * A alternativa E fala em comparar com outro exemplar físico idêntico, não com a Forma ideal.

6. Conclusão: Portanto, conhecer um objeto, na perspectiva apresentada, envolve reconhecer sua relação com sua Forma ou Ideia (seu "ser"), percebendo-o como uma cópia imperfeita dessa essência ideal. Isso corresponde à alternativa D.

Dicas

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O texto fala em comparar o objeto visto com "um outro ser". O que representa esse "outro ser" na filosofia de Platão?
Pense na diferença que Platão estabelece entre o mundo que percebemos com os sentidos e um mundo das essências perfeitas.
Qual o significado da palavra "ser" no contexto da busca pela verdadeira natureza das coisas em filosofia?

Erros Comuns

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Interpretar o "outro ser" mencionado no texto como outro objeto físico semelhante, levando às alternativas A ou E.
Acreditar que "conhecer" se resume à observação e descrição empírica das características do objeto, escolhendo a alternativa C.
Não compreender o significado filosófico de "ser" como a essência ou Forma do objeto na filosofia platônica.
Confundir a Forma ideal com uma "descrição detalhada", levando à alternativa B.
Desconhecer ou não aplicar a Teoria das Formas de Platão para interpretar o texto.
Revisão

Revisão de Conceitos Essenciais:

  • Teoria das Formas (ou Ideias) de Platão: Distingue dois mundos: o Mundo Sensível (perceptível pelos sentidos, mutável, imperfeito, composto por cópias) e o Mundo das Ideias (ou Formas) (acessível pela razão, imutável, perfeito, composto pelos modelos originais, as essências).
  • Epistemologia Platônica: Acredita que o verdadeiro conhecimento (episteme) é o conhecimento das Formas, alcançado pela razão, enquanto a percepção do mundo sensível gera apenas opinião (doxa).
  • Anamnese (Reminiscência): Teoria de que a alma é imortal e já contemplou as Formas antes de nascer. Aprender, portanto, não é adquirir informação nova, mas recordar (relembrar) esse conhecimento prévio das Formas ao observar suas cópias imperfeitas no mundo sensível. O texto base alude a essa necessidade de conhecimento prévio do "ser" (Forma).
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