distinguem-se das demais pelo refinamento técnico dos seus gestos e movimentos e pela complexidade dos seus elementos coreográficos.
compreendem expressões culturais brasileiras diversificadas como o maracatu, o funk, a catira, o boi-bumbá, o hip hop e o baião.
são contextuais, pois seus gestos e coreografias fazem referência a situações da vida cotidiana e/ou expressam visões de mundo de uma comunidade.
possuem qualidades rítmicas e expressivas secundárias em relação aos significados sociais, culturais e representacionais.
reforçam tendências de massificação social e de dispersão de sentidos da vida comunitária, favorecendo a universalização de valores culturais.
A questão pede para identificar a característica que define as danças folclóricas como expressão cultural, baseando-se no texto fornecido.
1. Leitura e Interpretação do Texto Base: O texto descreve a dança folclórica como uma forma de dança social que se desenvolveu como parte dos costumes e tradições de um povo. Enfatiza que é transmitida entre gerações, sendo uma das formas mais antigas de dança. Suas características principais são a integração, socialização, prazer, divertimento, respeito aos costumes e tradições, e a expressão da manifestação cultural de um povo.
2. Análise do Comando da Questão: O comando pede para caracterizar as danças folclóricas, considerando-as como uma expressão das diferentes manifestações da dança.
3. Avaliação das Alternativas:
4. Conclusão: A alternativa C é a única que descreve corretamente uma característica central das danças folclóricas, conforme apresentado no texto e no entendimento geral do conceito: sua forte ligação com o contexto social, cultural e cotidiano da comunidade que a pratica.
Dança Folclórica: É uma forma de dança que surge e se desenvolve espontaneamente no seio de uma comunidade específica, como parte integrante de seus costumes, tradições e crenças.