Esporadicamente o Brasil sofre com surtos epidêmicos como zika e chicungunha. Em 2017, um surto de febre amarela alertou o Ministério da Saúde, provocou a morte de várias pessoas e uma série de movimentos como a procura desorganizada pela vacina e a morte indiscriminada de macacos, os quais também sofrem contaminação pelo vetor da doença.
Diante disso, assinale a alternativa correta.
A procura desorganizada pela cura ocorre em função de que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não validou a vacina disponibilizada à população.
Projetos que consigam controlar a proliferação do Aedes aegypti ajudariam a resolver os três surtos epidêmicos do Brasil.
A morte indiscriminada de macacos ajuda no controle da doença, pois elimina um hospedeiro intermediário não atingindo o homem.
O controle do principal vetor nas florestas, o mosquito Haemagogus, e em zonas urbanas, Aedes, evitaria a transmissão da bactéria causadora da febre amarela.
A febre amarela recebe esse nome, pois o agente etiológico ataca os rins e consequentemente interfere na produção da bilirrubina, tornando os olhos, assim como a pele, amarelados.