Espectrometria de Absorção Atômica (AAS) é uma técnica analítica utilizada para determinação quantitativa de elementos metálicos, semimetálicos e alguns não metais existentes em uma grande variedade de amostras, podendo ser de materiais biológicos, ambientais, geológicos e tecnológicos. A técnica é considerada como uma análise bem sucedida e com grande sensibilidade para determinar elementos em baixas concentrações que estão presentes nas amostras em estado sólido, líquido ou até mesmo gasoso. É possível determinar por volta de 65 elementos existentes, abrangendo a maioria dos metais e metalóides. A depender do elemento presente, o limite de detecção inferior pode atingir teores na faixa de parte por bilhão (ppb), o que contribui para identificação.
Fonte: https://minerajr.ufop.br/blog.espectrometria_de_absorcao_atomica.html. Acesso em: 27/10/2021.
Sobre a técnica de Espectrometria de Absorção Atômica (AAS), marque a alternativa correta.
A Espectrometria de Absorção Atômica (AAS) é uma técnica espectro analítica para determinações quantitativas de elementos baseada na absorção da radiação por átomos livres no estado líquido.
As chamas redutoras são utilizadas na determinação de elementos com tendências a formar óxidos refratários (Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Mo, Cr, Sn).
As chamas oxidantes são utilizadas na determinação de elementos com características não voláteis e metais nobres (Au, Ir, Pd, Pt, Rh, etc).
Limite de detecção é a maior concentração que pode ser detectada e diferenciada do sinal do branco. Trata-se de um valor estimativo.