Espanha e Portugal venceram a primeira fase das colonizações e conquistas em parte porque eram fortes nas navegações e em parte porque eram os dois países europeus que se encontravam mais próximos (geograficamente) da América Central e do Sul. Depois de 1600, entretanto, começaram a perder ímpeto.
BLAINEY, Geofrey. Uma breve história do mundo. São Paulo: Fundamento Educacional, 2008, p. 203.
Sobre a nova fase de colonização das Américas, a partir do século XVII, assinale a alternativa CORRETA.
A Inglaterra foi a principal colonizadora da América Central e Caribe, pois impôs um modelo produtivo de características industriais ao mecanizar a produção da cana-de-açúcar.
Com a concorrência das demais nações europeias, os territórios pertencentes aos países ibéricos na América do Sul foram fragmentados e divididos pelas novas nações colonizadoras perdendo importância econômica durante o século XVII.
A nova fase de colonização imposta pelas nações europeias foi motivada pelo domínio cultural, impondo aos nativos das Américas o abandono de seus hábitos alimentares e a adoção da culinária europeia, conhecida entre os colonizados como “cardápio de nobres”.
Nesta nova fase de colonização a Alemanha foi o país que mais se destacou devido à superioridade tecnológica da sua esquadra transoceânica equipada com modernas caldeiras a vapor.
A nova fase de colonização das Américas pertenceu a França, Holanda e Inglaterra.