Erradicar a pobreza nas metrópoles
Vamos nos colocar uma meta: erradicar a pobreza nas metrópoles brasileiras em 8 anos.
Seria isso possível? Se reunirmos condições políticas para tanto, como poderia ser feito?
Pobreza é, antes de tudo, a impossibilidade de decidir sobre sua própria vida. Neste sentido, erradicar a pobreza é incluir
nas decisões públicas os pobres, suas representações coletivas, e descentralizar e democratizar radicalmente as instâncias
públicas de decisão.
Pobreza é também a privação de direitos sociais. Para garantir a satisfação de necessidades básicas de todo cidadão,
estamos falando de segurança alimentar, trabalho, moradia, saneamento básico, mobilidade, saúde, educação, cultura,
esportes e lazer. O foco central deve ser a busca da redução das desigualdades. Portanto, a ênfase é atender com qualidade
os que até então não tenham acesso a esses direitos.
O objetivo maior é a reapropriação da gestão das metrópoles por seus cidadãos. Por meio desta reapropriação se
mobilizam recursos e se reorientam as políticas públicas para priorizar a redução das desigualdades.
A magnitude do desafio de erradicar a pobreza e as exigências de novos paradigmas para a vida em sociedade abrem
novas possibilidades, como a de convocar um grande mutirão da sociedade, empregando os desempregados, especialmente
os jovens, para produzir uma “economia verde” com planejamento e financiamento públicos: a execução a cargo da iniciativa
privada; a fiscalização e o controle dos entes públicos e da sociedade civil.
Um programa de erradicação da pobreza deve começar por assegurar renda básica e trabalho remunerado a todos os
desempregados, a partir de um novo projeto de cidade, orientado para garantir direitos e a “revolução verde”. E realizar
investimentos maciços para produzir equipamentos e serviços públicos que universalizam direitos.
BAVA, Silvio Caccia. Texto adaptado de editorial do jornal Le Monde Diplomatique Brasil. Março, 2010.
Considere as seguintes afirmações, referentes ao emprego dos verbos no texto:
I. O questionamento introduzido pelo verbo “seria” (linha 2), no futuro do pretérito, indica um posicionamento dogmático do autor a respeito do tema do texto.
II. A oração introduzida por “se reunirmos” (linha 2) apresenta uma condição para a meta presente na linha 1.
III. A expressão “deve começar” (linha 16) pode ser substituída por “começará” sem substancial prejuízo ao sentido do texto.
É correto o que se afirma em:
I e II apenas
II apenas
III apenas
II e III apenas
I e III apenas