“[Eratóstenes, 276-194 a.C.] fez a primeira medição precisa da circunferência da Terra. Havia algum tempo os gregos já imaginavam que a Terra deveria ser uma esfera, em vista da sombra curva projetada na Lua. Usando uma informação trazida até ele por um viajante em visita à biblioteca [de Alexandria] – que o sol ao meio-dia incidia diretamente sobre um poço perto de Assuan – Eratóstenes percebeu que podia calcular a circunferência do mundo todo.”
(Christopher POTTER. . São Paulo: Companhia das Letras. 2010. p. 89)
Considerando o método utilizado por Eratóstenes e também a história da cartografia é correto dizer que
para chegar às medidas da Terra, Eratóstenes usou como base as coordenadas geográficas que servem para medir as latitudes, que são os paralelos.
a percepção de que os raios solares ao meio-dia mantinham a mesma inclinação em todas as latitudes foi a base para Eratóstenes realizar seu cálculo.
a referência ao sol do meio-dia foi a chave para se chegar a uma coordenada geográfica fundamental para o cálculo de Eratóstenes, que é o meridiano.
o sol incide em ângulos diferentes conforme os diferentes meridianos e com esse saber Eratóstenes conseguiu realizar seu cálculo.
a percepção de que a Terra era esférica ajudou no cálculo preciso de Eratóstenes, pois esse fato explica por que a Terra possui diferentes longitudes.