Era esta uma das artérias principais da cidade e regurgitara de gente durante o dia todo. Mas, ao aproximar-se o anoitecer, a multidão engrossou e, quando as lâmpadas se acenderam, duas densas e contínuas ondas de passantes desfilavam [...].
Muitos dos passantes tinham um aspecto prazerosamente comercial e pareciam pensar apenas em abrir caminho através da turba. Traziam as sobrancelhas vincadas e seus olhos moviam-se rapidamente; quando davam algum encontrão em outro passante, não mostravam sinais de impaciência; recompunham-se e continuavam, apressados, seu caminho.
(Contos de Edgar Allan Poe, 1986.)
O conto, originalmente publicado em 1840, apresenta um perfil das metrópoles do século XIX, destacando
a solidariedade entre os habitantes, o desenvolvimento da cidadania e a força da indústria.
o declínio das atividades comerciais, os ruídos incessantes das ruas e a solidão dos habitantes.
a conformação de uma nova sensibilidade, o arcaísmo tecnológico e a imobilidade dos habitantes.
o ordenamento do espaço urbano, o controle policial da circulação e o crescimento do desemprego.
o crescimento populacional, a dinâmica da circulação urbana e a impessoalidade nas relações.
Esta questão requer a compreensão do texto e a capacidade de identificar as características das metrópoles do século XIX descritas no conto de Edgar Allan Poe. O texto descreve uma cena urbana movimentada, com pessoas apressadas e impessoais, focadas em suas próprias tarefas. Isso reflete o crescimento populacional, a dinâmica da circulação urbana e a impessoalidade nas relações, que são características típicas das metrópoles do século XIX.
Tente identificar as características das metrópoles do século XIX descritas no texto.
Considere o contexto histórico e social em que o texto foi escrito.
Observe as ações e comportamentos das pessoas descritas no texto.
Ignorar o contexto histórico e social em que o texto foi escrito.
Não ler o texto cuidadosamente e perder detalhes importantes.
Escolher uma resposta baseada em suposições ou preconceitos pessoais, em vez de se basear no texto.
Esta questão envolve a compreensão de leitura e a capacidade de analisar e interpretar textos literários. É importante entender o contexto histórico e social em que o texto foi escrito para poder identificar as características das metrópoles do século XIX descritas no conto.