ENEM 2009 segunda aplicação

Entre os séculos XIX e XX, a razão principal para incentivar a vinda de imigrantes para o Brasil, uma iniciativa do Estado e de particulares (principalmente fazendeiros), foi a necessidade de conseguir mão de obra para a expansão da lavoura cafeeira. O gráfico a seguir representa as quantidades, em milhares, de imigrantes que entraram no Brasil, nos séculos XIX e XX.
Correlacionando a imigração para o Brasil com os outros eventos históricos registrados no gráfico, conclui-se que
a
as políticas de incentivo à migração, no século XIX, não conseguiram incrementar a migração que ocorreu no século XX.
b
o período estável de ocorrência do fluxo migratório para o Brasil coincide com a expansão da lavoura cafeeira.
c
a imigração para o Brasil, entre 1850 e 1930, foi estimulada pela Primeira Guerra Mundial, quando a população europeia fugia do conflito.
d
o país passou por um período de significativo crescimento econômico, desde o fim da Segunda Guerra até a década de 1970, mas deixou de atrair grandes fluxos migratórios.
e
o Governo Vargas, percebendo que o número de empregos era insuficiente para a mão de obra no país, criou, em 1934, a Lei de Cotas de Imigração, o que resultou em um decréscimo na imigração.
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Resposta
E
Tempo médio
1 min

Resolução

A questão pede para correlacionar os dados de imigração apresentados no gráfico com os eventos históricos nele marcados e o contexto geral da imigração para o Brasil nos séculos XIX e XX, conforme descrito no texto introdutório.

1. Análise do Texto Introdutório: O texto informa que a principal razão para o incentivo à imigração entre os séculos XIX e XX foi a necessidade de mão de obra para a lavoura cafeeira, impulsionada pelo Estado e por fazendeiros.

2. Análise do Gráfico: O gráfico mostra a quantidade de imigrantes (em milhares) que entraram no Brasil entre 1808 e 1975. Observamos os seguintes pontos e tendências principais:

  • Início (até 1850): Baixa imigração.
  • Após 1850 (Lei de Terras): Aumento gradual da imigração.
  • Final do Século XIX (~1885-1895): Pico acentuado de imigração, ultrapassando 200 mil imigrantes anuais, coincidindo com a Abolição da Escravatura (1888) e a expansão cafeeira.
  • Início do Século XX (até 1914): Níveis altos e flutuantes de imigração, com outro pico antes da Primeira Guerra.
  • Primeira Guerra Mundial (1914-1919): Queda abrupta na imigração.
  • Década de 1920: Recuperação da imigração, com novo pico expressivo.
  • Após 1930: Tendência de queda, acentuada após 1934.
  • Lei de Cotas de Imigração (1934): Após a implementação desta lei, observa-se uma diminuição significativa e sustentada nos níveis de imigração, que permanecem baixos em comparação com os picos anteriores.
  • Pós-Segunda Guerra (~1945 em diante): Uma leve recuperação nos anos 1950, mas os níveis gerais continuam muito inferiores aos do período pré-1930, com tendência de queda até 1975.

3. Avaliação das Alternativas:

  • A: Incorreta. As políticas de incentivo no século XIX foram cruciais para o grande fluxo migratório que se estendeu até as primeiras décadas do século XX, como o gráfico demonstra claramente.
  • B: Incorreta. O período de expansão cafeeira (final do séc. XIX e início do séc. XX) foi marcado por grandes *flutuações* no fluxo migratório, não por estabilidade.
  • C: Incorreta. A Primeira Guerra Mundial causou uma *diminuição* drástica na imigração, e não um estímulo. As dificuldades de deslocamento e a própria guerra limitaram a saída da Europa.
  • D: Embora o Brasil tenha tido crescimento econômico pós-Segunda Guerra e a imigração tenha diminuído, a correlação não é o foco principal dos eventos *registrados* no gráfico. Além disso, a diminuição expressiva da imigração já havia ocorrido antes, a partir de 1934.
  • E: Correta. O gráfico marca a "Lei de Cotas de Imigração" em 1934. Visualmente, percebe-se uma queda acentuada e duradoura na entrada de imigrantes após essa data. Historicamente, a Era Vargas (iniciada em 1930) implementou essa lei com o objetivo de controlar a entrada de estrangeiros, muitas vezes sob o argumento de proteger o mercado de trabalho nacional e promover uma identidade nacional mais homogênea, resultando na diminuição do fluxo imigratório. A alternativa correlaciona corretamente o evento marcado no gráfico (Lei de Cotas), seu contexto histórico (Governo Vargas e percepção sobre empregos) e sua consequência visível no gráfico (decréscimo na imigração).

Conclusão: A alternativa E é a única que estabelece uma correlação direta, precisa e historicamente correta entre um evento explicitamente marcado no gráfico (Lei de Cotas de 1934) e a tendência subsequente observada nos dados (decréscimo na imigração), fornecendo o contexto político da época (Governo Vargas).

Dicas

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Observe atentamente a linha do gráfico imediatamente após o ano de 1934, onde está marcada a 'Lei de Cotas de Imigração'. O que acontece com o número de imigrantes?
Compare o nível de imigração durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1919) com os períodos anterior e posterior.
Verifique se o período de maior fluxo migratório (final do século XIX e início do XX) pode ser considerado 'estável'.

Erros Comuns

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Interpretar o gráfico de forma superficial, não notando as flutuações e focando apenas em tendências gerais.
Confundir o efeito de eventos históricos (ex: achar que a Primeira Guerra aumentou a fuga para o Brasil, quando o gráfico mostra o oposto).
Não prestar atenção às datas exatas dos eventos marcados no gráfico e às tendências que se seguem imediatamente a eles.
Considerar uma afirmação historicamente verdadeira (como a de D) sem verificar se ela é a melhor correlação com os *eventos registrados* no gráfico, como pede o enunciado.
Não relacionar a Lei de Cotas de 1934 com a visível e acentuada queda na imigração após essa data.
Confundir 'estável' com 'alto', como na alternativa B.
Revisão

Para resolver esta questão, é importante revisar alguns conceitos:

  • Imigração para o Brasil (Séculos XIX e XX): Entender os principais períodos e motivações da imigração, como a busca por mão de obra após a Lei Eusébio de Queirós (1850) e, principalmente, após a Abolição da Escravatura (1888), ligada à expansão cafeeira. Conhecer as principais nacionalidades que vieram (italianos, portugueses, espanhóis, alemães, japoneses, etc.).
  • Interpretação de Gráficos de Linha (Séries Temporais): Habilidade de ler e interpretar gráficos que mostram a evolução de uma variável ao longo do tempo. Identificar picos, vales, tendências de crescimento, decrescimento e períodos de estabilidade ou instabilidade.
  • Eventos Históricos Marcantes: Ter conhecimento básico sobre os eventos citados no gráfico e seu impacto potencial na imigração: Lei de Terras (1850 - regulamentou a posse de terras, dificultando o acesso para imigrantes pobres), Primeira Guerra Mundial (1914-1919 - dificultou a saída da Europa), Era Vargas (1930-1945) e a Lei de Cotas de Imigração (1934 - restringiu a entrada de estrangeiros).
  • Correlação entre Dados e Eventos: Capacidade de relacionar as mudanças observadas no gráfico (aumento ou diminuição da imigração) com os eventos históricos ocorridos nas datas correspondentes.
19%
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14.0
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Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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