ENEM 2015

Entre os anos de 1028 e 1038, Alhazen (lbn al-Haytham: 965-1040 d.C.) escreveu sua principal obra, o Livro da Óptica, que, com base em experimentos, explicava o funcionamento da visão e outros aspectos da ótica, por exemplo, o funcionamento da câmara escura. O livro foi traduzido e incorporado aos conhecimentos científicos ocidentais pelos europeus. Na figura, retirada dessa obra, é representada a imagem invertida de edificações em tecido utilizado como anteparo.

Se fizermos uma analogia entre a ilustração e o olho humano, o tecido corresponde ao(à)

a

 íris

b

 retina

c

 pupila

d

 córnea

e

 cristalino

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Tempo médio
57 s

Resolução

A questão pede para estabelecer uma analogia entre a ilustração de uma câmara escura, descrita por Alhazen, e o olho humano. Especificamente, pergunta a qual parte do olho humano corresponde o tecido (anteparo) onde a imagem é projetada na ilustração.

1. Entender a Ilustração e o Texto: O texto descreve que Alhazen explicou o funcionamento da câmara escura. A figura mostra uma câmara escura onde a luz de edificações externas passa por um pequeno orifício e projeta uma imagem invertida sobre um tecido (anteparo) dentro da câmara.

2. Identificar a Função do Tecido: Na câmara escura da ilustração, o tecido serve como uma tela ou superfície onde a imagem luminosa, vinda do exterior através do orifício, é formada e visualizada.

3. Analisar o Funcionamento do Olho Humano: O olho humano funciona de maneira análoga a uma câmara escura. A luz entra pela pupila (o orifício), passa pela córnea e pelo cristalino (que atuam como lentes para focar a luz) e forma uma imagem invertida em uma superfície sensível à luz no fundo do olho.

4. Estabelecer a Analogia: Precisamos encontrar a parte do olho humano que desempenha a função de "tela" ou superfície onde a imagem é formada. Essa parte é a retina, uma camada de células fotorreceptoras localizada no fundo do olho.

5. Comparar com as Opções:

  • Íris: Controla a quantidade de luz que entra no olho, ajustando o tamanho da pupila. Não é onde a imagem se forma.
  • Retina: É a camada no fundo do olho onde a luz é focalizada e a imagem é formada. Corresponde ao tecido/anteparo da câmara escura.
  • Pupila: É a abertura por onde a luz entra no olho. Corresponde ao orifício da câmara escura.
  • Córnea: É a camada transparente externa que ajuda a refratar (desviar) a luz. Faz parte do sistema de lentes.
  • Cristalino: É a lente interna que ajusta o foco para diferentes distâncias. Faz parte do sistema de lentes.

6. Concluir: A parte do olho humano que corresponde ao tecido (anteparo) onde a imagem é projetada na câmara escura é a retina.

Portanto, a alternativa correta é a B.

Dicas

expand_more
Pense na função do tecido na ilustração: onde a imagem das edificações aparece?
Qual parte do olho humano é responsável por 'capturar' a imagem formada pela luz que entra?
Considere o caminho da luz: ela entra por uma abertura, é focada por lentes e projetada em uma superfície.

Erros Comuns

expand_more
Confundir a função da retina (onde a imagem se forma) com a da pupila (por onde a luz entra), associando o tecido ao orifício (pupila).
Confundir a função da retina com a do cristalino ou da córnea (lentes que focam a imagem), pensando que o tecido é análogo a uma lente.
Não compreender corretamente o funcionamento da câmara escura ou do olho humano.
Interpretar mal a analogia solicitada.
Revisão

Câmara Escura: É um dispositivo óptico simples que consiste em uma caixa ou sala com um pequeno orifício em uma das paredes. A luz dos objetos externos passa pelo orifício e projeta uma imagem invertida na parede oposta. É o princípio básico da fotografia.

Olho Humano - Componentes e Funções:

  • Córnea: Camada externa transparente que cobre a íris e a pupila. É a principal responsável pela refração da luz que entra no olho.
  • Íris: Parte colorida do olho. É um músculo que controla o tamanho da pupila, regulando a quantidade de luz que entra.
  • Pupila: Abertura no centro da íris que permite a passagem da luz para o interior do olho. Seu tamanho é ajustado pela íris.
  • Cristalino (Lente): Estrutura transparente localizada atrás da íris e da pupila. Funciona como uma lente biconvexa que focaliza a luz na retina. Sua forma pode ser ajustada (acomodação) para focar objetos a diferentes distâncias.
  • Retina: Camada de tecido sensível à luz no fundo do olho. Contém células fotorreceptoras (cones e bastonetes) que convertem a luz em sinais elétricos, os quais são enviados ao cérebro pelo nervo óptico para formar a imagem visual. É onde a imagem óptica é formada.
34%
Taxa de acerto
16.8
Média de pontos TRI
Habilidade

Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar