Entre as tendências pedagógicas progressistas, temos também a Histórica-crítica , que propõe a interação entre o conteúdo e a realidade que se vive. Para os defensores dessa ideia, isso ajudaria a transformar a sociedade, sem aquele modelo tradicional de ensino que fica ligado só na reprodução do conteúdo.
Acerca dessa Tendência, é CORRETO afirmar que:
A tendência histórica-crítica, é contra o autoritarismo e a favor do autogerenciamento. Nela o aluno aprende principalmente com base na troca do grupo, o que ajuda bastante na transformação da sua personalidade, pra que se torne mais independente.
No modelo Histórico-Crítico, o professor é centrado nas relações humanas e deve conduzir o estudante no processo de aprendizagem com menos interferência possível. O foco é promover o autodesenvolvimento e a realização pessoal. As atividades avaliativas abusam dos debates, trabalhos em grupo e aprendizado voltado à prática e ao estímulo do pensamento.
Nesse modelo de Pedagogia, a tecnologia educacional tem um peso enorme sobre o ensino. O professor e o aluno são respectivamente executor e receptor. O aprendizado é focado em projetos elaborados sem nenhuma ligação com o contexto social que as pessoas estão inseridas.
Na tendência histórica-crítica, a avaliação vem com um diagnóstico contínuo, pra recolher dados sobre o desenvolvimento dos alunos. A ideia é que essas informações sirvam como base pra adaptar a prática pedagógica. Ela ainda coloca o estuudante a par dos resultados pra ajudar na mudança.
A sua filosofia tem a máxima valorização do professor, que é a figura central, enquanto o aluno recebe o conhecimento que é passado. A transmissão de conteúdo nesse caso é feita por meio de padrões e modelos dominantes. Então, não existe uma separação da realidade social de cada pessoa ali, nem mesmo a distinção por capacidade cognitiva.